Cinco tendências de IA para o CX em 2025

PIAR GROUP
18/03/2025 08h20 - Atualizado há 2 semanas
Cinco tendências de IA para o CX em 2025
divulgação

Conhecido como o Mês do Consumidor, Março costuma ter um grande movimento nas empresas, principalmente nas compras online, independentemente da modalidade de produtos ou serviços. Além disso, com a expansão da Inteligência Artificial (IA) nas empresas, há a aposta de proporcionar o melhor do Customer Experience (CX) para fidelizar clientes.

De acordo com a base de dados da consultoria Statista, o mercado de IA no Brasil deve crescer de US$3,29 bilhões, em 2023, para US$11,6 bilhões até 2030, com um impacto previsto no Produto Interno Bruto (PIB) entre 6% a 8%. Para falar desse assunto, Fernando Wolff, CEO e sócio-fundador da Tech4humans, startup de SaaS (Software as a Service) e AIaaS (Artificial Intelligence as a Service) que oferece soluções avançadas de hiperautomação para seguradoras e financeiras, lista as cinco tendências de IA para o CX em 2025. Confira:

  1. Hiperpersonalização: Nos últimos anos, a estratégia de marketing, aliada à Inteligência Artificial generativa, tem sido utilizada para trazer experiências únicas e personalizadas de acordo com o comportamento dos usuários.  Além disso, uma pesquisa da Deloitte revela que 90% dos clientes demonstraram preferência por campanhas de marketing hiperpersonalizadas e isso mostra o quanto pode ser uma ferramenta poderosa na fidelização do público
     
  1. Assistentes virtuais avançados:  Chatbots disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana que são capazes de processar respostas a perguntas mais elaboradas de forma rápida e precisa, resolvendo problemas, personalizando o atendimento e coletando feedbacks, otimizando processos da pré-venda à pós-venda.
     
  1. Agentes de IA:  Já no contexto das empresas, os agentes de IA são softwares que aprendem e agem de forma autônoma, que vai além dos algoritmos.  Eles automatizam tarefas repetitivas, identificam falhas, trazem estatísticas e deixam espaço para as demandas mais estratégicas.
     
  2. Prevenção de fraudes: Com o crescimento do vazamento de dados no Brasil, e uma legislação mais rigorosa na LGPD(Lei Geral de Proteção de Dados), as empresas tendem a buscar por soluções que as respaldam em segurança da informação para que não fiquem vulneráveis a ciberataques que geram prejuízos tanto para as empresas quanto para os consumidores finais.
     
  1. Análises com foco em resultados: Se antes as análises eram feitas com base em estimativas, hoje as empresas tendem a buscar por resultados mais concretos que podem impactar diretamente nas estratégias para a jornada dos clientes.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gabriela Calencautcy
[email protected]


Notícias Relacionadas »