São Paulo amplia frota sustentável com novos caminhões de coleta movidos a biometano

Prefeitura entrega 22 veículos não poluentes, reduzindo consumo de diesel e emissões de gases de efeito estufa na cidade

Redação - Itaquera em Notícias
17/03/2025 14h07 - Atualizado há 2 semanas
São Paulo amplia frota sustentável com novos caminhões de coleta movidos a biometano
Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Paulo
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

A cidade de São Paulo lançou uma nova estratégia de vacinação, com postos volantes em parques, praças e supermercados para facilitar o acesso à imunização durante janeiro e fevereiro. Os locais estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, oferecendo vacinas como meningite, HPV, febre amarela e sarampo. A ação visa proteger as famílias e reduzir a disseminação de doenças, com a expansão da iniciativa e inclusão de novos pontos até o final de fevereiro.

A Prefeitura de São Paulo entregou nesta segunda-feira (17) mais 22 caminhões de coleta de resíduos movidos a energia limpa, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. Os novos veículos são abastecidos com biometano e gás natural veicular (GNV), o que deve reduzir em 65 mil litros o consumo mensal de óleo diesel, evitando a emissão de 161 toneladas de gás carbônico (CO₂) e 1,3 tonelada de óxidos de nitrogênio.

O prefeito Ricardo Nunes destacou que a substituição de veículos a diesel por opções menos poluentes é essencial para a melhoria da qualidade do ar na cidade, uma vez que 62% das emissões de CO₂ em São Paulo vêm do transporte, com metade desse total proveniente de veículos a diesel. Além dos caminhões, a Prefeitura já incorporou ônibus elétricos ao transporte público e 50 viaturas elétricas à frota da Polícia Municipal.

Os novos compactadores fazem parte da frota da Ecourbis Ambiental, concessionária responsável pela coleta de resíduos em 19 das 32 subprefeituras da capital. A empresa planeja adicionar mais 100 veículos movidos a biometano e GNV até outubro de 2025, atendendo à coleta regular de resíduos comuns, recicláveis e provenientes de serviços de saúde.

A renovação da frota da Ecourbis se soma aos esforços da Loga, concessionária do Agrupamento Noroeste, que em dezembro de 2024 já havia incorporado 27 carretas movidas a biometano. A iniciativa integra as novas exigências do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP), que orienta políticas para reduzir emissões e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Além dos caminhões, a Ecourbis apresentou quadriciclos elétricos para facilitar a coleta em áreas de difícil acesso. O secretário municipal de Mudanças Climáticas, Renato Nalini, ressaltou a importância da transição para veículos não poluentes, afirmando que a descarbonização é essencial para a saúde pública e a sustentabilidade a longo prazo.

Os novos caminhões também trazem mais conforto aos trabalhadores da coleta. O motorista Lino de Sales Lopes, que recebeu a chave de um dos veículos, elogiou a modernização da frota. "É uma novidade muito importante para nós, motoristas. Os novos caminhões são mais confortáveis e sustentáveis", afirmou.

Com essa iniciativa, São Paulo avança na redução de impactos ambientais, evitando anualmente o consumo de 780 mil litros de óleo diesel e a emissão de 2.059 toneladas de CO₂ – o equivalente à retirada de 430 carros das ruas ou ao consumo energético de 1.100 residências durante um ano.


FONTE: Prefeitura de São Paulo
Notícias Relacionadas »