Bloco Show reúne milhares de foliões e fortalece a cultura periférica no Carnaval de BH

“O Grande Circo Bloco Show” desfilou para mais de 200 mil foliões na capital mineira

ÍCARO AMBRóSIO
14/03/2025 09h40 - Atualizado há 1 semana
Bloco Show reúne milhares de foliões e fortalece a cultura periférica no Carnaval de BH
@tsilvafotografias

O Bloco Show transformou as ruas de Belo Horizonte em um grande palco de expressão cultural e inclusão social. No domingo de Carnaval, 2 de março, “O Grande Circo Bloco Show” desfilou para mais de 200 mil foliões na Savassi, levando um cortejo inspirado na ocupação consciente dos espaços públicos com as manifestações artísticas de 10 comunidades periféricas.

Formado por 100 percussionistas e 20 bailarinas, o grupo apresentou um verdadeiro espetáculo itinerante, valorizando artistas de rua a partir da integração das expressões cênicas do circo com as danças urbanas e a percussão afro-brasileira. A proposta insere a cultura circense no cotidiano de jovens que não têm acesso aos grandes teatros e protagoniza a atuação de produtores culturais locais que combatem diariamente a discriminação da arte urbana.

Para Caio Johnny, diretor do bloco, a edição deste ano superou as expectativas e desperta o anseio de difundir ainda mais essa missão. "Para as crianças que fizeram essa performance emocionante, a nossa avaliação é 10 de 10. Para o próximo ano, queremos integrar cada vez mais jovens e comunidades. O Bloco Show é um espetáculo periférico, precisamos nos fortalecer e trazer mais reconhecimento para a luta social de resistência negra que representamos diariamente para além dessa festa.”

Jasmyn Vitória, de 14 anos, também expressou sua emoção ao participar do bloco pelo segundo ano consecutivo. "Foi uma sensação incrível, aquela animação, ver todo mundo curtindo, se divertindo, feliz e sorrindo. É como se eu tivesse me unido junto com uma família. Eu pretendo continuar no Bloco Show e levar essa empolgação para o povo, com a dança e a percussão”, celebrou.

Luara Lavínia, de 11 anos, moradora da Vila São Rafael, no bairro Pompeia, também destacou a importância do projeto em sua vida. "O Bloco Show é uma das melhores coisas que eu tenho hoje em dia. Tocar no Carnaval foi uma das melhores sensações que eu já tive, deu aquele nervosismo, mas foi incrível. Ano que vem eu quero estar lá de novo", afirmou.

“O Grande Circo Bloco Show” reafirma a força da cultura periférica e a potência da arte como ferramenta de transformação social. Nos próximos meses, o espetáculo será descentralizado para os aglomerados e a programação completa você encontra no Instagram @‌blocoshow. Essa iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Tambasa Atacadistas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ICARO ALISSON ROSA AMBROSIO
[email protected]


Notícias Relacionadas »