Sobreviver no mercado dos negócios é um desafio para empreendedores de primeira viagem. Dados do IBGE alertam que 48% das novas empresas fecham em até três anos. Os principais motivos da mortalidade, segundo o Sebrae, são a falta de planejamento e gestão financeira deficitária.
Construir o legado de uma empresa e se tornar um empresário influente significa, por vezes, persistir em um sonho e ser resiliente frente aos desafios cotidianos. Para reverter o quadro e ir na contramão das estatísticas, investidores devem se atentar aos primeiros passos necessários para o sucesso de um empreendimento.
O curto ciclo de vida é mais perceptível em negócios próprios de pequeno porte, que enfrentam obstáculos como concorrência acirrada, planejamento ineficiente e problemas para a sustentabilidade financeira.
Neste cenário, o investimento em um modelo de franquia é uma alternativa lucrativa que apresenta taxas de sobrevida superiores às empresas próprias recém-inauguradas. De acordo com o SEBRAE, a taxa de mortalidade de franquias varia entre 5% e 10% nos primeiros cinco anos de abertura, índice inferior aos de negócios próprios.
Treinamento eficaz é diferencial para o sucesso de franquias
Mais do que uma ambição, empreender é um processo contínuo de planejamento e estratégia para gerir uma realidade, que, por vezes, está longe da idealizada. O treinamento adequado é diferencial na hora de tirar os sonhos do papel e empreender na prática. É uma etapa fundamental para que uma empresa tenha fôlego para encarar contratempos do futuro.
Ainda que as chances de sobrevivência no mercado sejam maiores em empresas franqueadas, o modelo de franchising apresenta desafios. Se associar a uma empresa que ofereça completo know-how, treinamento e suporte contínuo é importante para o futuro de uma empresa.
Matheus Ferraz, fundador e CEO da Reino Rural Franchising (marca especializada na oferta de produtos agropecuários para produtores rurais, como suplemento nutricional, produtos homeopáticos para rebanhos em geral e fertilizantes), considera que o treinamento e suporte são pontos essenciais para a qualidade de uma empresa franqueadora.
“O treinamento é uma etapa fundamental porque capacita empresários, transmite a cultura da marca e ensina aspectos operacionais do negócio, o que motiva empreendedores a enfrentarem desafios com mais confiança”, afirma.
Suporte contínuo capacita franqueados para o agronegócio
No Brasil, perseverar com uma empresa é uma tarefa desafiadora que esbarra em burocracias morosas, tributações e dificuldades de emplacar em mercados saturados. O treinamento de marcas de sucesso significa maior segurança para que o empreendimento tenha progresso diante dos desafios do negócio.
Para Ferraz, o treinamento para investidores deve ser uma das prioridades de empresas franqueadoras. O diferencial da franquia Reino Rural, ele aponta, é proporcionar completo know-how e treinamento contínuo, o que capacita investidores para atuação no mercado agro.
“O principal resultado do nosso treinamento é comprovar que mesmo uma pessoa sem experiências no agro pode se especializar e ter total condição de passar as informações técnicas com precisão e confiança ao produtor rural”, explica.
Treinamento da Reino Rural transforma investidores em experts do agro
Matheus Ferraz destaca que o perfil empreendedor da rede Reino Rural não se restringe a produtores rurais. Com o suporte adequado, ressalta o CEO, é possível se tornar um empresário franqueado de ponta na área de agropecuária.
Para Ferraz, o franqueado ideal é alguém dinâmico, comprometido e com capacidade de gerir o negócio com garra e vontade de crescer. “O franqueado disposto a aprender torna-se um exímio consultor de vendas de produtos agropecuários”, avalia.
O plano de treinamento oferecido pela franqueadora Reino Rural tem como foco a transmissão de valores e cultura da empresa, além da capacitação do empresário e, eventualmente, equipe para início das atividades.
“Nossos franqueados são assistidos por médico veterinário, engenheiro agrônomo e zootecnista, além de receberem suporte técnico e comercial de consultores de venda experientes”, comenta o executivo.
Dividido em etapas, o treinamento consiste em uma imersão técnica com profissionais do manejo com rebanhos e agricultura e, posteriormente, treinamento comercial com equipe de vendas experiente no ramo.
Os franqueados recebem instruções sobre o contexto do mercado agro e estratégias de venda em capacitação inicial na sede da empresa, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Todas às quartas, em regime remoto, os franqueados podem recorrer a uma consultoria para auxiliar no bom desempenho da unidade.
Franquia do agronegócio pode faturar até R$ 57 mil por mês
A escolha de um setor produtivo, que seja próspero, é o primeiro passo para iniciar o planejamento de uma franquia. Diante do cenário favorável para o agronegócio brasileiro, setor que acumulou faturamento de R$ 874,77 bilhões em superávit na balança comercial de 2024, franquias que oferecem serviços para o agronegócio têm ganhado espaço. A ascensão deste setor gera oportunidades para perfis de investidores que buscam trabalhar com marcas reconhecidas no mercado de agronegócio.
De acordo com Matheus, a força do agro nacional o torna um mercado a ser melhor explorado. “O agronegócio é reconhecido como um dos setores produtivos mais robustos do país, sendo um nicho em potencial no mercado de franquias”, diz o empresário.
A marca Reino Rural se destaca como um modelo de negócio de franchising voltado ao agronegócio para investidores que visam baixo custo inicial e alta lucratividade a longo prazo. Com investimento inicial de R$ 34.900,00 (taxa de franquia), empreendedores franqueados da marca chegam a faturar até R$ 57.700 mensais por unidade.
“O treinamento dos franqueados é fundamental para o sucesso tanto do franqueado quanto da própria marca. Algumas das principais razões para a importância do treinamento incluem: padronização, desempenho e resultados; motivação e engajamento; prevenção de erros; adaptações às mudanças de mercado. Por fim, o treinamento é uma ferramenta estratégica para garantir que a rede de franquias cresça de maneira saudável, sustentada e alinhada aos valores e objetivos da marca”, finaliza Matheus Ferraz.
Sobre a Reino Rural Franchising
A Reino Rural chegou ao mercado em 2014 por meio do empresário Matheus Ferraz oferecendo uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes), energia fotovoltaica, produtos financeiros e cobranças, de alta qualidade visando o aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural. Em 2021, a marca se lançou no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento total de R$ 34.900, com retorno previsto de 4 a 6 meses. www.reinoruralfranchising.com.br
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