Grupo Lenzing cresce no Brasil e investe US$ 1,3 bilhão para garantir fornecimento próprio de celulose

A empresa pretende reduzir as suas emissões diretas de CO2 em toda a produção até 2030

BARBARA BITENCOURT
12/03/2025 14h58 - Atualizado há 1 dia
Grupo Lenzing cresce no Brasil e investe US$ 1,3 bilhão para garantir fornecimento próprio de celulose
Divulgação
 

Com sede na Áustria, o Grupo Lenzing é líder mundial na produção de fibras celulósicas regeneradas para as indústrias têxtil e de não-tecidos. A empresa define o padrão de alta tecnologia e desenvolve consistentemente produtos inovadores em toda a cadeia de valor. A Lenzing estabeleceu parcerias com marcas de renome para fazer avançar a sua missão de criar um futuro sustentável e sem emissões de carbono.

 

No Brasil, uma das principais iniciativas é o estabelecimento da LD Celulose, uma joint venture com a Dexco, líder na produção de painéis industriais de madeira no Hemisfério Sul. Esse empreendimento representa um investimento significativo de US$ 1,3 bilhão, com o objetivo de garantir um fornecimento confiável de pasta de celulose e, ao mesmo tempo, promover o crescimento de fibras especiais. Em 2024, esta expansão foi responsável por mais de 75% das receitas globais de fibras especiais.

 

O Grupo Lenzing é o único produtor de fibras celulósicas regeneradas com um compromisso público com a Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência. Até 2030, a empresa pretende reduzir em 42% as suas emissões diretas da produção de fibra e pasta de papel, bem como as emissões da energia adquirida.

 

Contribuindo para uma moda brasileira mais sustentável


A presença da Lenzing no mercado brasileiro tem crescido de forma constante nos últimos anos, tendo como principais parceiros fábricas como Canatiba Têxtil, Vicunha, Têxtil Carmem, Alpina Têxtil, TBM Têxtil e Adate. Em março de 2024, o Grupo realizou a primeira edição do Lenzing Talks no Brasil, um fórum focado em abordar os desafios e oportunidades relacionados à inovação, sustentabilidade, economia circular e transparência na produção de fibras celulósicas artificiais (MMCF). O evento, realizado em Blumenau (SC) e em São Paulo (SP), reuniu personalidades da indústria têxtil brasileira e os principais stakeholders para diversas mesas redondas e apresentou uma versão compacta do equipamento utilizado pela Lenzing para rastrear as fibras.

 

Entre as parcerias estabelecidas no Brasil, que promovem a transformação e a sustentabilidade através da colaboração, estão nomes notáveis da moda brasileira, incluindo Aluf, Aramis, Insider Store, Farm Rio, Reinaldo Lourenço, The Paradise, Dod Alfaiataria, IDA, João Maraschin e Misci. “As nossas fibras celulósicas são derivadas de madeira de matéria-prima natural, proveniente de origens controladas ou certificadas que cumprem as normas FSC® ou PEFC - organizações sem fins lucrativos dedicadas a promover a gestão florestal responsável em todo o mundo. Também são biodegradáveis e compostáveis. Contribuímos para a comunidade têxtil oferecendo produtos e serviços de fibra de primeira qualidade inovadores e produzidos de forma responsável. Acreditamos que a sustentabilidade é um compromisso contínuo, em que cada pequena ação, desde a seleção do material até à produção, contribui para um impacto maior. Por isso, estamos sempre entusiasmados em estabelecer novas parcerias com marcas brasileiras”, diz Juliana Jabour, Gerente de Desenvolvimento de Negócios para a América do Sul do Grupo Lenzing.

 

História

Com mais de 80 anos, o Grupo expandiu a sua atividade e diversificou a produção de fibras para têxteis e outras aplicações através das suas três marcas (duas marcas têxteis e uma marca de não-tecidos) que seguem um rigoroso processo de produção responsável, com florestas certificadas e uma gestão sustentável desde a extração das matérias-primas até à produção, distribuição e escoamento. São elas: VEOCEL™, LENZING™ECOVERO™ e TENCEL™.

 

Devido à sua qualidade superior e às suas propriedades de biodegradabilidade e compostabilidade, as fibras da Lenzing, sob a marca VEOCEL™, são ideais para produtos de higiene e aplicações agrícolas. As fibras de viscose VEOCEL™ são conhecidas pela sua absorção eficiente e gestão de líquidos, o que as torna adequadas para muitos produtos não tecidos - incluindo lenços úmidos e secos, fraldas e tampões. As fibras VEOCEL™ versáteis permitem que os consumidores desfrutem de comodidade, fazendo uma boa escolha tanto para o conforto da sua pele como para o ambiente.

 

Derivadas de fontes de madeira controladas ou certificadas, as fibras modais e de liocel da marca TENCEL™ são naturalmente macias, suaves ao toque e podem suportar cores ricas em tecidos. Entre os dois tipos, a fibra TENCEL™ Liocel ganhou reputação por seu processo de produção em circuito fechado, que transforma a fibra de madeira em fibras celulósicas com alta eficiência de recursos e baixo impacto ecológico. Seu processo de fiação com solvente recicla a água utilizada e tem uma taxa de recuperação de mais de 99% do composto químico. Recentemente, a TENCEL™ atualizou a identidade de sua marca para promover um setor têxtil mais responsável, adotando o tema “Natureza. Futuro. Us.” Isso reflete seu compromisso com inovações e parcerias sustentáveis na cadeia de valor, buscando promover mudanças positivas.

 

As fibras de viscose da marca LENZING™ ECOVERO™ são um avanço ambientalmente responsável na produção de viscose, sendo certificadas com o rótulo ecológico da UE (licença nº AT/016/001) para excelência ambiental. As fibras LENZING™ ECOVERO™ são fabricadas com pelo menos 50% menos emissões de carbono e consumo de água, além de serem certificadas como biodegradáveis e compostáveis1. A fibra preta LENZING™ ECOVERO™️ tem uma alta solidez e elimina a necessidade de etapas adicionais de tingimento, alcançando uma redução de até 60% na pegada de carbono em comparação com o tingimento convencional. As fibras também apresentam a tecnologia REFIBRA™, que transforma resíduos têxteis de algodão reciclado em novas fibras.

 

Completando o portfólio LENZING™ ECOVERO™, a Lenzing lançou o LENZING™ ECOVERO™ com tecnologia REFIBRA™. A nova fibra LENZING™ ECOVERO™ com REFIBRA™ é produzida com 20% de polpa reciclada a partir de resíduos têxteis de algodão pré e pós-consumo, com o objetivo de aumentar ainda mais essa porcentagem no futuro. A fibra LENZING™ ECOVERO™ com tecnologia REFIBRA™ possui o certificado Recycled Claim Standard (RCS).

 

De modo geral, a Lenzing promove a sustentabilidade ambiental e protege os recursos naturais para as gerações futuras. Isso é alcançado por meio do uso de energia renovável e da valorização de componentes residuais como co-produtos, o que torna todo o processo de produção ecologicamente responsável. Cada estágio, desde a seleção da madeira até a produção das fibras, é cuidadosamente planejado para minimizar o impacto ambiental. O desenvolvimento e a fabricação são concebidos como um circuito fechado, sem desperdício, garantindo a preservação do meio ambiente e o uso eficiente dos recursos disponíveis. A Lenzing recebeu reconhecimento por suas práticas sustentáveis no último ano, incluindo prêmios como o “Sustainability Award” e o “Eco Performance Award”, além de ter recebido o status de platina em sustentabilidade pela EcoVadis e ser uma das 10 únicas empresas do mundo com pontuação tripla “A” no CDP.

 

Sobre o Grupo Lenzing 

 

O Grupo Lenzing defende a produção ecologicamente responsável de fibras especiais feitas a partir da matéria-prima renovável madeira. Como líder em inovação, a Lenzing é parceira de fabricantes globais de têxteis e não tecidos e impulsiona muitos novos desenvolvimentos tecnológicos.

 

As fibras de alta qualidade do Grupo Lenzing formam a base para uma variedade de aplicações têxteis, desde roupas femininas elegantes até jeans versáteis e roupas esportivas de alto desempenho. Devido à sua alta qualidade consistente, à sua biodegradabilidade e compostabilidade, as fibras Lenzing também são altamente adequadas para produtos de higiene e aplicações agrícolas.

 

O modelo de negócios do Grupo Lenzing vai muito além do de um produtor tradicional de fibras. Juntamente com os seus clientes e parceiros, a Lenzing desenvolve produtos inovadores ao longo da cadeia de valor, criando valor acrescentado para os consumidores. O Grupo Lenzing luta pela utilização e processamento eficiente de todas as matérias-primas e oferece soluções para ajudar a redirecionar o setor têxtil para uma economia de ciclo fechado. A fim de reduzir a velocidade do aquecimento global e cumprir as metas do Acordo Climático de Paris e do “Acordo Verde” da Comissão Europeia, Lenzing tem uma visão clara: nomeadamente tornar realidade um futuro com zero carbono.

 

Principais fatos e números do Grupo Lenzing 2022

Receita: 2,57 mil milhões de euros

Capacidade nominal: 1.145.000 toneladas

Número de funcionários (headcount): 8.301

 

TENCEL™, VEOCEL™, LENZING™, REFIBRA™, ECOVERO™ e LENZING MODAL™ são marcas registradas da Lenzing AG.



 

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Barbara Miranda Bitencourt
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