Alimentos nostálgicos da infância agora em uma versão mais saudável

Mercado se adapta à nova demanda e reformula clássicos sem abrir mão do sabor

THALITA TARTARELLI
10/03/2025 14h01 - Atualizado há 3 semanas
Alimentos nostálgicos da infância agora em uma versão mais saudável
Divulgação

A relação entre alimentação e memória afetiva é poderosa. Para muitos, determinados sabores remetem à infância e trazem lembranças de momentos especiais. No entanto, os hábitos alimentares mudaram. Se nas décadas de 1980 e 1990 doces e guloseimas açucaradas dominavam as prateleiras, hoje a busca por saúde e bem-estar impulsiona uma nova era na indústria de alimentos: a reformulação de produtos clássicos em versões mais equilibradas.

A crescente conscientização sobre os impactos do consumo excessivo de açúcar tem levado os consumidores a repensarem suas escolhas alimentares. “Cada vez mais pessoas buscam reduzir o açúcar na alimentação, substituindo produtos tradicionais por alternativas mais saudáveis, sem abrir mão do prazer de comer bem. A busca da redução do açúcar é um desafio nessa geração estressada e ansiosa, que busca prazer rápido e, às vezes, vê nos doces um escape para esses sentimentos e exagera na quantidade. Então, essas novas formulações e redução do tamanho das embalagens pode ajudar na conscientização da quantidade. Mesmo dentro dos alimentos saudáveis o equilíbrio é necessário ”, explica Elaine Moreira, nutricionista e consultora da Linea Alimentos.

Regulamentações impulsionam mudanças no setor

A preocupação com a saúde pública tem motivado países a implementar medidas para estimular hábitos alimentares mais saudáveis. No Brasil, iniciativas como a rotulagem nutricional frontal da Anvisa, em vigor desde 2022, alertam os consumidores sobre produtos com altos teores de açúcar, sódio e gorduras saturadas. Além disso, há uma maior regulação sobre a publicidade de alimentos ultraprocessados, especialmente para o público infantil, e investimentos em educação alimentar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A evolução do mercado de indulgências saudáveis

Com consumidores cada vez mais atentos à composição dos produtos, a indústria de alimentos precisou inovar. O segmento de indulgências saudáveis – produtos que preservam o sabor e a experiência dos alimentos tradicionais, mas com formulações mais equilibradas – está em constante crescimento.

Hoje, já é possível encontrar versões sem adição de açúcares de chocolates, biscoitos, pipoca doce, wafers, ketchup, leite condensado, doce de leite, gelatinas, achocolatados, cremes de avelã, geleias e bolos.

A Linea Alimentos, referência em alimentação saudável no Brasil, tem liderado essa transformação. “Nosso compromisso é oferecer produtos que unem sabor e saudabilidade. Desenvolvemos alimentos sem adição de açúcar e buscamos agregar benefícios adicionais, como fibras e colágeno”, destaca Silvia Rodrigues, diretora de Marketing, Trade Marketing e Estratégia comercial da empresa.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Thalita Tartarelli do Nascimento
[email protected]


FONTE: Divulgação
Notícias Relacionadas »