Marketing de afiliados para iniciantes: Como criar seu primeiro funil de vendas

O setor projetou US$ 15,7 bilhões em 2024, com crescimento de 8% no Brasil em 2023

GIOVANNA MONTAGNER FERNANDES
10/03/2025 11h53 - Atualizado há 3 semanas
Marketing de afiliados para iniciantes: Como criar seu primeiro funil de vendas
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No mundo contemporâneo, os influenciadores digitais dominam as redes sociais, promovendo produtos e criando engajamento que frequentemente levam o público a adquirir o item desejado. Essa prática, conhecida também como marketing de afiliados, tem se destacado cada vez mais no mercado. De acordo com um estudo da Dustin Howes, o setor de afiliação projetava alcançar US$ 15,7 bilhões em 2024. No Brasil, o crescimento também é notável, com um aumento de 8% no número de parceiros em 2023, em comparação com o ano anterior.

Essa estratégia funciona da seguinte maneira: uma empresa recompensa afiliados por atrair novos clientes e visitantes por meio de suas próprias táticas de comunicação. Em contrapartida, os influenciadores recebem uma comissão por cada venda indicada. “O marketing de afiliados é um mercado em crescimento, atraindo cada vez mais pessoas pela flexibilidade de trabalhar de qualquer lugar e pela possibilidade de montar sua própria rotina, seja para gerar uma renda extra ou como principal fonte de receita. Para as empresas, trata-se de um investimento de baixo risco, que oferece maior engajamento e visibilidade”, afirma Lucas Castellani, CEO da Cartpanda, plataforma de serviços para e-commerce.

Além de oferecer serviços para a criação e gestão de lojas virtuais, checkout seguro e diversas opções de pagamento, a startup conta também com um programa de afiliados integrado ao seu site. Para participar, basta se cadastrar na plataforma. Com isso, os lojistas podem disponibilizar seus produtos para uma rede de parceiros, ampliando seu alcance de vendas. 

Para quem está começando, um dos principais desafios é o desconhecimento do mercado e a escolha equivocada do nicho de atuação. Pensando nisso, Castellani separou 4 dicas valiosas para quem deseja se aprofundar nesse mercado. Confira:

1- Escolha da plataforma e tipos de comissão

Realize uma pesquisa detalhada sobre as melhores plataformas de afiliados e analise as recomendações de profissionais que já estão no mercado. Preste atenção a aspectos como comissões, tipos de produtos disponíveis e a reputação das plataformas. Ao tomar sua decisão, verifique as taxas de comissão e como elas funcionam — se são pagas por lead, venda ou clique. Além disso, é fundamental entender os prazos de pagamento e os valores mínimos para saque. No Brasil, um afiliado pode ganhar, em média, R$ 13 mil por mês, mas os ganhos podem variar conforme a plataforma e a estratégia adotada.

2- Nicho de atuação e canais de divulgação

Ao iniciar, é fundamental identificar os nichos com os quais você tem mais facilidade de se comunicar. Trata-se de uma tática de venda, onde o interesse pelo produto é o diferencial. Busque por nichos em alta e considere a possibilidade de se especializar em um segmento específico. Além disso, escolha algo que agregue valor às suas mídias sociais e que esteja alinhado com o seu público-alvo. Hoje, os afiliados não dependem mais exclusivamente de sites e domínios; plataformas como Instagram, TikTok e YouTube são excelentes canais para alcançar e engajar novas audiências.

3 - Tipos de conteúdo a serem produzidos

O audiovisual tem se destacado, especialmente quando combinado com o marketing de conteúdo. Publicações como: guias, tutoriais e reviews de produtos, ajudam a fortalecer a relação com a audiência, impulsionando as vendas de forma autêntica.

4 -  Aproveite os materiais e os recursos das plataformas

Aproveite os recursos disponíveis nas plataformas de afiliados, como banners, treinamentos e webinars, que são essenciais para quem deseja se especializar e aumentar as conversões de vendas. Além disso, analise as métricas de conversão e a popularidade dos produtos, para escolher as melhores opções para promover.


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