Atualmente, a presença feminina em cargos de liderança é fundamental para promover a diversidade e representatividade, mas também para estimular mudanças e traçar um caminho para uma gestão mais colaborativa e empática. Segundo o Estudo do Fórum Econômico Mundial (WEF) de 2023, empresas que apresentam um equilíbrio de gênero em cargos de liderança tendem a apresentar um desempenho financeiro mais sólido e melhor administração em períodos de crise.
Para inspirar outras mulheres, reunimos 17 executivas de diferentes segmentos para compartilhar dicas com base nas suas vivências para que outras mulheres ocupem cargos de liderança e impulsionem a sua carreira.
Siprocal
Paula Freire, Sales Director da Siprocal, empresa líder em soluções tecnológicas para publicidade digital, acredita que as mulheres podem ganhar cada vez mais espaço em posições de liderança no mercado. “Nós mulheres ainda enfrentamos muitos desafios para chegarmos à liderança, mas isso não deve ser encarado como um obstáculo na minha visão. Construir uma rede de apoio, fortalecer sua marca pessoal e buscar grandes parcerias e aliados dentro da empresa faz toda a diferença. Além disso, é fundamental reconhecer seu próprio valor e se posicionar sempre para conquistar confiança. Liderança não é sobre perfeição, mas sobre consistência e autenticidade”, afirma.
MadeiraMadeira
Erica Lima é Vice-Presidente de Private Label na MadeiraMadeira, a maior plataforma online de móveis e decoração da América Latina. Sua trajetória é marcada por liderança em inovação, desenvolvimento de produto e operações globais, com uma experiência robusta em Supply Chain e expansão de marcas no mercado internacional. Durante sua passagem pela Alpargatas, liderou as áreas de Sourcing e Inovação de Produto, impulsionando a presença global da Havaianas no setor de calçados e vestuário. Sua vivência na China e conhecimento da cadeia de suprimentos permitiram estruturar ecossistemas produtivos escaláveis e competitivos. Para ela, o equilíbrio é essencial para uma gestão de sucesso. “A chave para uma liderança eficaz está na organização inteligente do tempo, conciliando trabalho, família, interesses e hobbies. Com foco e planejamento, é possível ter uma vida equilibrada e alcançar resultados em todas as áreas. Sou apaixonada por aprender novos idiomas e culturas, o que me ajuda a ampliar perspectivas e promover a diversidade, a colaboração e a inovação tanto na equipe quanto na vida pessoal”, comenta.
Pampili
Maria Mestriner Colli, CEO e fundadora da Pampili, marca de lifestyle voltada para o público feminino infantil, é um exemplo de liderança feminina, inovação e perseverança no mundo dos negócios. Recentemente, a Pampili celebra seus 38 anos de história, consolidando-se como referência no mercado, mas a jornada até o sucesso não foi fácil.
A trajetória de Colli começou com um desafio considerável: romper barreiras em um setor amplamente dominado por homens. Formada em Farmácia e Bioquímica, ela decidiu empreender em um segmento que estava longe de ser sua área de especialização. O desafio se intensificou ainda mais quando, aos 24 anos, grávida de cinco meses, tomou a ousada decisão de fundar a Pampili. “Era uma jovem sonhadora, com um desejo enorme de empreender. Eu engravidei no meio do processo de planejamento e não pensei em desistir em momento nenhum”, relembra.
Ao enfrentar um mercado desconhecido, Maria precisou aprender novas competências, estruturar seu tempo, entender o mercado e escolher um nicho relevante para a marca. Esse processo a colocou em uma posição desafiadora, não apenas no âmbito profissional, mas também em sua vida pessoal — como mãe, esposa e líder. “Era um segmento novo, e eu ainda não dominava. Tinha muito o que fazer, e isso me colocou em uma posição desafiadora como pessoa”, reflete.
Hoje, a Pampili não só é uma marca sólida e reconhecida, como também se destaca pela presença de mulheres em sua liderança. Elas ocupam 77% dos cargos na empresa, um reflexo do compromisso de Colli com a inclusão e empoderamento feminino no ambiente corporativo.
Fully Ecosystem
Aura Rebelo, CEO da Fully Ecosystem, plataforma de bem-estar, revela que quando assumiu o cargo atual, teve o desafio de democratizar o acesso a um ecossistema abrangente envolvendo bem-estar físico, mental e financeiro. “Eu entendi que era necessário articular uma visão estratégica e, ao mesmo tempo, trazer um foco muito grande para a execução do negócio. Assim, a espinha dorsal de minha vida tem sido a busca incessante pelo equilíbrio. Um balanço adequado entre o longo e o curto prazo, o foco no resultado e nas pessoas, a coragem para tomar decisões duras e a sensibilidade para entender o contexto e a abertura para ouvir feedback, o senso de urgência e a paciência. Conquistar esse equilíbrio não é uma tarefa nem um pouco trivial, mas é fundamental para se exercer uma liderança eficaz”, revela. A executiva ainda afirma que o segredo é nunca parar de estudar e investir no autodesenvolvimento. Mesmo com uma formação acadêmica sólida, é preciso ter compromisso contínuo com a educação e o aprimoramento profissional.
Suhai Seguradora
Para Ana Paula Rodrigues, CMO da Suhai Seguradora, especialista em seguros para veículos em diferentes perfis pelo mercado tradicional, é fundamental encontrar um equilíbrio para navegar pelos desafios da liderança de forma mais assertiva e confiante. “Isso passa por saber quando exercer firmeza e objetividade, sem perder a empatia e a capacidade de conexão com as pessoas ao nosso redor. Também é preciso entender que errar faz parte do processo. A liderança feminina não precisa se encaixar em padrões preestabelecidos. Quando encontramos o equilíbrio entre estratégia e intuição, entre força e empatia, nos tornamos líderes mais completas e inspiramos outras mulheres a trilharem o mesmo caminho”, afirma.
Olist
Como CHRO da Olist, empresa referência em soluções para PMEs, Patricia Tourinho atua estrategicamente na gestão de pessoas e tem como compromisso fortalecer a presença feminina em posições de liderança. Ao longo de sua jornada, Patrícia tem estudado e atuado de forma intencional em pautas de diversidade e inclusão, incentivado e inspirado outras mulheres a ocuparem espaços de decisão, sempre reforçando a importância de abraçarem e valorizarem suas próprias histórias, celebrando cada novo passo.
Patrícia destaca que, mais do que competência e coragem, o apoio mútuo dentro dos ambientes de trabalho é a chave para o crescimento profissional das mulheres. "Nenhuma de nós precisa trilhar esse caminho sozinha", diz ela. "Buscar apoio em outras mulheres, encontrar aliados, trocar experiências e ouvir diferentes perspectivas são coisas que podem ter um impacto real. Criar e incentivar ambientes mais saudáveis e diversos beneficia não apenas as mulheres, mas todos no nosso ecossistema, incentiva a inovação e novas formas de solucionar e conduzir tudo que se apresenta em mundo em constante movimento.”
ICTS
Heloisa Macari é Diretora Geral da Protiviti Brasil, empresa de consultoria em gestão de riscos e compliance, e especialista em Governança, Riscos, Compliance, Cibersegurança, Privacidade de Dados e Gestão Empresarial, com ampla experiência em consultoria no Brasil e no exterior. Para ela, compartilhar opiniões e visões de maneira aberta e sem medo de ser julgada é extremamente importante. “Parece simples, porém, vivenciei diversos momentos na minha trajetória profissional em que profissionais brilhantes perderam oportunidades de serem ouvidos e o timing para promoção a cargos de liderança pelo simples fato de não verbalizarem suas ideias, opiniões e experiências de vida", comenta Macari.
Casar.com
Paula Raimo, líder de growth do Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento do Brasil, acredita que adaptabilidade, transformar obstáculos em potência e gerenciar competências emocionais são fundamentais no ambiente corporativo.
“As mudanças no mercado são facilmente notadas quando este contexto é incorporado na cultura das empresas que têm mulheres na liderança. A representatividade acrescenta vantagem competitiva e, sobretudo, diversidade. Lembrando que a gestão também requer esforço, humor e leveza para equilibrar a vida pessoal e profissional”, acrescenta Raimo.
Sweet Secrets
Para Inês Relvas, nova Head de Marketing do Sweet Secrets, clube de membros e espaço para eventos corporativos em São Paulo, o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é fundamental para permitir que a criatividade aflore, uma vez que entre suas atribuições, está justamente promover experiências que reforcem o pressionamento de marca e planejar campanhas personalizadas. “Ser mãe, estar grávida, iniciar num novo projeto desafiador e empolgante como o Sweet, estando a frente do time de marketing – profissão que sempre demanda inovação, definitivamente não é fácil”, diz.
Inês também ressalta a importância de as mulheres serem firmes em suas escolhas profissionais, avaliando o momento que estão vivendo no trabalho e estabelecendo limites claros para a ausência em casa – sem culpa.
“É comum que mães se sintam atormentadas por não estarem presentes em todos os momentos da rotina dos filhos. Mas a verdade é que não somos super mulheres, é impossível sermos as melhores em tudo o tempo todo. Ao reconhecermos esses limites, evitamos espaço para culpa ou arrependimento. Sempre haverá oportunidades para equilibrar períodos mais intensos no trabalho com momentos de maior presença em casa, seja por meio de dias de trabalho remoto, horários fixos mais curtos ou ajustes na agenda. O equilíbrio não vem da tentativa de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas sim de uma gestão consciente dos momentos de foco e presença”, finaliza.
ENNE
Nathalia Federmann é formada em Direito pela PUC-SP, com extensão em Direito Imobiliário, e construiu sua carreira como advogada antes de ingressar na ENNE Engenharia de Negócios em 2011. Como Diretora Geral há 13 anos, foi responsável por estruturar a empresa e equilibrar suas diversas frentes no mercado imobiliário, liderando uma equipe capacitada e focada em resultados. Para ela, a autenticidade e a capacidade de reconhecer que ninguém sabe tudo são forças da liderança feminina. “Admitir que não se sabe algo é um poder feminino. O mundo corporativo masculino sempre tratou isso como uma vulnerabilidade, mas as mulheres vêm ao mercado para mostrar que é justamente o oposto. Quem sabe de tudo não é humano e não gera identificação, pontos importantíssimos para alguém que pretenda gerenciar um time de verdade”, comenta Nathalia.
VCRP
Ludmilla Amaral, CEO da VCRP, destaca que a liderança feminina vai além da representatividade, sendo essencial para impulsionar inovação e eficiência nas empresas. Para ela, a presença de mulheres em cargos de alta gestão fortalece a cultura organizacional, promovendo uma abordagem mais colaborativa e estratégica. Em 2024, ao ministrar um curso gratuito sobre liderança para executivas na NewNew, Ludmilla reforçou a importância de capacitar futuras líderes, ampliando as oportunidades para que mais mulheres assumissem posições de destaque no mercado. "O mercado corporativo sempre se viu muito pautado por ávidas competições e disputa de vaidade. As mulheres, ganhando cada vez mais espaço na liderança de empresas e gestão de equipes, trazem um olhar muito mais voltado para o trabalho em equipe, focado também na qualidade de vida dos colaboradores. Uma cultura organizacional voltada para pessoas é um processo que se retroalimenta: quando a pessoa trabalha feliz, ela, automaticamente, entrega mais resultados, o que gera um impacto muito positivo para o negócio como um todo, registrando crescimento saudável e sustentável", finaliza.
Casa do Zezinho
Dagmar Rivieri, conhecida como “Tia Dag”, é mãe, pedagoga, empreendedora, guerreira e “tia” de mais de 30 mil crianças, adolescentes e jovens. É fundadora da Casa do Zezinho, organização sem fins lucrativos que promove educação e desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens no Capão Redondo, em São Paulo. Desenvolveu a “Pedagogia do Arco-Íris”, metodologia social inovadora que tem como ponto central o desenvolvimento da autonomia de pensamento e de ação a partir de 4 pilares da educação: a espiritualidade (ser), a ciências (conhecer), a filosofia (saber) e a arte (fazer).
A educadora acredita que a gestão é muito mais do que processos e estruturas. É preciso desenvolver pessoas e transformar desafios em oportunidades. “Liderar é cuidar, ensinar e aprender ao mesmo tempo. Sempre acreditei que, quando apoiamos alguém a enxergar seu próprio potencial, criamos uma transformação contínua.”
Grano Alimentos
Michele Lopes é Diretora de Sustentabilidade na Grano Alimentos e tem mais de 20 anos de carreira. Para ela, o essencial é não abrir mão da vida pessoal. “Equilibrar vários pratos não é fácil, então, é importante ter uma rede de apoio, pois não precisamos dar conta de tudo sozinhas”, pontua.
Outro ponto crucial para a gestora é não parar de se aperfeiçoar. “Não deixe suas crenças limitarem seu crescimento. Quase recusei meu primeiro cargo de liderança por achar que, sendo mulher, enfrentaria dificuldades e falta de respeito. Mas aprendi que o sucesso depende das competências e da forma como as aplicamos. Devemos sempre posicionar nossas ideias com dados e fatos, sabendo criar e administrar conflitos, mesmo que isso gere desconforto. Sempre busquei investir no desenvolvimento contínuo e na construção de autoridade, sem nunca parar de aprender e crescer”, completa Michele.
Social Digital Commerce
Para Vânia Costa, Head Comercial da Social Digital Commerce, um dos maiores players do mercado de Full Digital Commerce do Brasil, as lideranças femininas desempenham um papel cada vez mais crucial para a expansão do e-commerce brasileiro, principalmente, nos segmentos de moda, acessórios e beleza. Inclusive, segundo um estudo do Data Nubank 2021, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedorismo feminino representa 75% do faturamento com vendas no e-commerce nacional.
“De fato, infelizmente ainda há desafios em termos de equidade de gênero nos cargos de liderança no e-commerce. Liderando negócios relacionados a vendas e importação de produtos, por exemplo, as mulheres se destacam pela sua criatividade, inovação e poder de transformação. Neste sentido, se quisermos que o setor continue a crescer, impactando assim na economia do país, precisamos reconhecer e investir no potencial que elas trazem para o segmento como um todo”, pontua Vânia.
Fomentar a liderança feminina no e-commerce aprimora a forma de atender às necessidades e desejos dos consumidores. “Sejam fortes e presentes. Contem com um bom networking, construam conexões com os clientes e parceiros, e busquem apoio de outras mulheres. Empreender no e-commerce traz liberdade e flexibilidade”, complementa Costa.
Sienge
Renata Aschar é CRO da Sienge, Ecossistema de Tecnologia e Negócios da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário do Grupo Softplan. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas comercial, operações e sucesso do cliente, a gestora é especialista em desenvolvimento de estratégias para alavancar e escalar vendas e, há 13 anos, dedica-se à liderança de equipes de alta performance, com foco no desenvolvimento humano. Além de ocupar o cargo de Diretora de Negócios do Sienge e do GO - Gestor de Obras, atua também como professora, mentora e consultora, ao oferecer, de forma gratuita, suporte para mulheres de baixa renda que possuem interesse em desenvolver a sua carreira e se aperfeiçoar como líderes em diferentes áreas.
“O que me guiou desde sempre na carreira foi o mindset de crescimento, a crença de que nossas habilidades podem ser desenvolvidas com dedicação e aprendizado constantes. Hoje, sou CRO de uma grande empresa, com um olhar muito mais voltado para o propósito do que apenas para o retorno financeiro. Nesse percurso, descobri também o amor pela educação e enxerguei nela uma forma de retribuir tudo o que aprendi durante a minha carreira. Com isso, busco fazer o mesmo: compartilho minha experiência mentorando mulheres que querem se desenvolver e descobrir seu próprio valor”, ressalta a gestora.
Softplan
Alejandra Nadruz é diretora de Gente e Cultura do Grupo Softplan, uma das maiores empresas de SaaS e de transformação digital do país. Nascida no Uruguai, a executiva mora no Brasil desde 2010 e, ao longo de sua trajetória, passou por diferentes empresas, ao ocupar cargos de Gerente de Recursos Humanos, Head de Pessoas, Cultura e Marketing. Bacharel em Direito e Pedagogia e com MBA Executivo em Recursos Humanos, além de Mestrado em Direção Estratégica de Empresas, Alejandra se considera uma apaixonada no que faz. Em seu cargo na empresa, tem como foco a estruturação das equipes, crescimento dos negócios e escalabilidade no mercado.
“Minha trajetória foi construída com dedicação, aprendizados constantes e a convicção de que o protagonismo na carreira exige posicionamento e entrega de valor. Sempre busquei expandir minha atuação para além da minha área de formação, entendendo como a gestão estratégica impacta diretamente o crescimento dos negócios. As mulheres estão transformando as empresas ao assumir papéis-chave na tomada de decisão e ampliar seu impacto nos resultados”, comenta. “Liderar vai além da gestão de equipes, é sobre impulsionar a evolução da organização, desenvolver novas competências e fortalecer a conexão entre cultura, inovação e desempenho. Mais do que nunca, precisamos seguir abrindo caminhos para que outras mulheres ocupem posições estratégicas e sejam reconhecidas por sua visão e capacidade de transformar o mercado”, diz Nadruz.
Jusbrasil
Marina Marinho tem 35 anos é uma advogada mineira, com Mestrado e Doutorado em Direito Tributário, e aluna de Pós-Doutorado em Ciências da Computação, na UFAM, onde pesquisa métricas e metodologias de avaliação qualidade de conteúdo jurídico desenvolvido com IA Generativa. No Jusbrasil, ela é Legal Expert Manager onde lidera um time de 16 pessoas formado por advogadas(os) que trabalham ao lado de desenvolvedoras(es), programadoras(es) e designers na construção de soluções digitais para operadoras(es) do Direito e partes em processos.
“Ao longo da minha trajetória profissional e acadêmica venho ocupando espaços que são majoritariamente masculinos. O Direito tributário, a pós-graduação e o universo da tecnologia podem ser bastante hostis, especialmente se você precisa aprender tudo de novo. A minha estratégia sempre foi a do estudo: a partir da certeza da minha autoridade, me sinto segura para me posicionar. Mas nós sabemos que isso não basta para as mulheres. Aqui no Jusbrasil, tenho a alegria e a responsabilidade de liderar um time formado majoritariamente de mulheres advogadas, que não apenas estão descobrindo uma profissão nova, mas também desbravando as oportunidades na convergência entre o Direito e IA Generativa. Juntas, estamos conquistando nosso espaço na empresa e no mercado de trabalho. Nenhuma de nós cresce sozinha, estamos fazendo isso como um time".
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MARIA ELISA PEPPE CECCHETTI
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