Buscando fortalecer a atuação dos professores dentro e fora das salas de aula, o programa Saberes Essenciais chega à rede pública para aprimorar as habilidades socioemocionais dos docentes. Realizado pela NTICS Projetos, o programa começa no dia 10 de março de 2025 na Escola Estadual Jardim Wilma Flor, em Guaianases, no extremo leste de São Paulo. O objetivo é transformar as salas de aula em ambientes que priorizem não apenas o aprendizado, mas o desenvolvimento integral dos alunos e, principalmente, dos professores.
“Cuidar de quem ensina é o primeiro passo para construir uma educação que, de fato, transforma. Esta visão está alinhada com diversos movimentos globais na educação que reconhecem o professor como pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. O Saberes Essenciais adota uma metodologia que valoriza a figura do professor e busca transformar os ambientes escolares em espaços mais humanos e adaptados às realidades locais”, afirma Ana Xavier, CEO da NTICS Projetos.
Compreendendo a rotina dos professores, o programa adota uma formação híbrida e imersiva. Serão 14 encontros presenciais, com dinâmicas práticas e trocas entre os participantes, além de aulas online ao vivo e uma biblioteca digital com vídeos, cartilhas interativas e estudos de caso. As atividades serão realizadas nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), que integram a carga horária obrigatória dos docentes da rede pública. Os temas abordados incluem autoconhecimento, construção de um projeto de vida do professor, Comunicação Não-Violenta (CNV), além de técnicas para multiplicar saberes e práticas socioemocionais em sala de aula.
ODS no centro da transformação
Mentorias mensais asseguram que a teoria se torne prática: especialistas acompanham os professores na implementação das estratégias, ajustando-as conforme as realidades locais. Para medir o impacto, serão avaliados indicadores como engajamento, bem-estar dos docentes e o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Alinhado ao ODS 4, o programa vai além: promove saúde mental (ODS 3), reduz desigualdades (ODS 10) e fortalece parcerias (ODS 17). A expectativa é que, ao final do piloto de 5 meses, os resultados sirvam de base para expandir a iniciativa para outras regiões do país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Angelo Miguel Oliveira Lima
[email protected]