São Paulo testa aplicativo gamificado para mapear focos de dengue

Projeto-piloto envolve quatro municípios e usa tecnologia georreferenciada para engajar crianças e adolescentes no combate ao Aedes aegypti

Redação - Itaquera em Notícias
06/03/2025 15h00 - Atualizado há 3 horas
São Paulo testa aplicativo gamificado para mapear focos de dengue
Divulgação / Agência SP (GOV.SP)
RESUMO Sem tempo? Leia o resumo gerado por nossa IA
Clique aqui para Ler o Resumo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo firmou parceria com a ONG The Human Project para testar, em quatro municípios, o aplicativo CLIC, que utiliza tecnologia georreferenciada e gamificação para mapear e eliminar focos do Aedes aegypti. A ferramenta permite que crianças e adolescentes registrem e enviem fotos dos criadouros para análise dos agentes de saúde. A iniciativa, já aplicada em Sergipe, busca engajar a população no combate à dengue, reforçando a importância da eliminação de criadouros dentro das casas.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) firmou parceria com a ONG The Human Project para testar um projeto de combate à dengue em quatro municípios paulistas. A iniciativa usará o aplicativo gratuito CLIC, que permite a crianças e adolescentes mapear e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

O app, que já funciona em Sergipe, tem tecnologia georreferenciada e funciona como um jogo educativo. Os usuários registram e enviam fotos dos criadouros para os agentes municipais de endemias, que analisam e tomam medidas de controle.

A fase de testes ocorrerá neste semestre em São Bernardo do Campo, Guararema, Santa Bárbara d’Oeste e Marília. O projeto foi apresentado no último dia 27, com a presença de autoridades da saúde e representantes da ONG.

A secretária em exercício da Saúde, Priscilla Perdicaris, destacou que a gamificação incentiva a população a agir contra a dengue, reforçando que 75% dos criadouros estão dentro das casas. Já o cofundador do The Human Project, Saulo Faria, afirmou que o aplicativo seguirá em aprimoramento, incorporando novas funcionalidades e ações pedagógicas.

A ONG The Human Project atua na criação de tecnologias sociais para enfrentar a pobreza, com foco em saúde, educação e empreendedorismo.


FONTE: Agência SP (GOV.SP)
Notícias Relacionadas »