O marketing digital é uma ferramenta indispensável para as floriculturas online que buscam manter a atenção do consumidor via plataformas de e-commerce. Com a concorrência cada vez mais acirrada no universo digital, estratégias de divulgação e posicionamento de marca bem planejadas podem resultar em campanhas mais assertivas de fidelização de clientes, além de aumentar as vendas do negócio.
Otimização para mecanismos de busca (SEO)
A presença da floricultura em mecanismos de busca na Internet representa uma estratégia de posicionamento da marca em plataformas como o Google. Essa atividade é conduzida por regras de SEO que classificam e-commerces e sites de acordo com o uso de palavras-chave, como “comprar flores” ou “entrega de arranjos”. A boa classificação nos motores de busca refletirá em mais visitas ao site, o que pode impulsionar o faturamento.
Live commerce
A exibição de produtos em transmissões ao vivo é uma tendência em 2025 para estratégias de vendas em floriculturas online. A apresentação de arranjos e flores em um evento organizado pelas redes sociais amplia as vendas no e-commerce, além de fortalecer o posicionamento da marca e fidelizar clientes.
Campanhas de mídia paga
A mídia paga é outro canal de vendas importante para e-commerces como as floriculturas online. Com o uso de Inteligência Artificial (IA) é possível criar campanhas cada vez mais segmentadas e personalizadas para atrair clientes em potencial, o que pode resultar em maior conversão de vendas pela Internet.
Programas de fidelidade e recomendação
O conceito de comunidade ganha mais relevância em estratégias de vendas para e-commerces em 2025, com atividades de engajamento e criação de conteúdos exclusivos para usuários que fazem parte da base de clientes recorrentes do negócio. Por meio de programas de fidelidade, afiliados e por recomendação, é possível manter comunidades com alto poder de conversão para vendas.
Experiências personalizadas
A personalização de campanhas e de canais de vendas é um diferencial para e-commerces de flores. O gerenciamento de dados dos usuários, como informações sobre compras anteriores, serve para criar experiências únicas que envolvem desde a oferta de produtos ao uso de embalagens criadas para cada perfil.
*Clóvis Souza é CEO da Giuliana Flores, o maior e-commerce de flores do país, com 65% de market share. - E-mail: [email protected]
Sobre a Giuliana Flores
Criada em 1990 pelo empreendedor Clóvis Souza, a Giuliana Flores é uma das primeiras lojas virtuais de flores e presentes do Brasil, tendo iniciado seu e-commerce no ano 2000. Enfrentando o boom da Internet, quando várias empresas ponto.com fecharam, a marca se fortaleceu e hoje se posiciona como líder no segmento. Entre seus diferenciais estão a constante preocupação com a combinação de flores e arranjos para agradar aos mais variados gostos e estilos, e fortes parcerias com marcas de luxo, como Ferrero Rocher, Nestlé, Heineken, Milka, Natura, Havanna, Lindt, Chandon, Rommanel, Vivedas, Uatt?, Kopenhagen, entre muitas outras, oferecendo produtos exclusivos ao consumidor. O portal ganhou o Prêmio Época Reclame Aqui nos anos de 2013, 2016, 2017, 2018 e 2021, todos na categoria E-commerce – Floricultura, e conta com o selo de empresa reconhecida pelos sites Bondfaro e Buscapé, Loja Ouro pelo E-bit e Selo Site Blindado. Para mais informações, acesse: www.giulianaflores.com.br.
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DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
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