Tudo o que as marcas precisam saber sobre a torcida gamer

Gamers Club aponta a importância do conhecimento de cada torcida no universo dos e-Sports para a assertividade no retorno de estratégias e campanhas

ASSESSORIA DE IMPRENSA
28/02/2025 12h52 - Atualizado há 1 mês
Tudo o que as marcas precisam saber sobre a torcida gamer
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A crescente popularidade dos e-Sports abriu espaço para uma nova forma de engajamento entre jogadores e fãs: a torcida gamer. Assim como em outros esportes tradicionais, os fãs de games estão cada vez mais presentes. De acordo com dados da Statista de 2023, 72% desses torcedores afirmam acompanhar eventos em plataformas como a Twitch e YouTube, reforçando a proporção que essa torcida vem conquistando. Para a Gamers Club - hub que conecta marcas à comunidade gamer, além de plataforma líder no Brasil, o conhecimento aprofundado da torcida gamer é um dos pilares fundamentais para o crescimento das marcas que atuam junto aos esportes eletrônicos.

Assim, a GC organizou os principais pilares para que se conheça, de forma aprofundada, o público gamer, o qual se destaca pela paixão e grande envolvimento com os jogos, seja em transmissões ao vivo, participando de chats, ou até mesmo acompanhando presencialmente as partidas. Além disso, as torcidas gamers são altamente engajadas nas redes sociais, pilar de suma importância para marcas e parceiros interessados no público. 

Como as torcidas influenciam o mercado de esports?
A torcida gamer não é apenas uma base de apoio, ela também impacta diretamente a economia do universo gamer. Fãs engajados movimentam o mercado com suas compras de produtos oficiais das equipes, ingressos para eventos e conteúdos exclusivos. Segundo a Gamers Club, a conexão entre torcidas e equipes aumenta a visibilidade das marcas e viabiliza oportunidades para patrocinadores, auxiliando o desenvolvimento financeiro do setor.

Atualmente, plataformas como Twitter, Instagram, e especialmente Twitch são os principais meios para  a torcida gamer engajar com seu time e com outros fãs, além de demonstrar seu apoio e incentivar suas equipes.  Toda essa interação, geram um  engajamento constante que beneficia as marcas, gerando visibilidade para os patrocinadores e promovendo ações de marketing como sorteios, promoções e campanhas interativas, que podem incluir doações, inscrições e participação no chat, o que gera um ambiente dinâmico e altamente engajado, essencial para fortalecer a relação entre as marcas e o público. 

Para as equipes e patrocinadores, essa presença online não só amplia a visibilidade, mas também cria novas oportunidades para campanhas publicitárias direcionadas e a construção de uma comunidade fiel, essencial para o crescimento e a sustentabilidade financeira do mercado de esports.
 

A Dinâmica da Torcida nas Plataformas de Jogo
As plataformas voltadas para a comunidade gamer facilitam a interação entre os jogadores e suas respectivas torcidas. Durante as competições, os fãs costumam se reunir em chats e streams para apoiar suas equipes favoritas. Sendo assim, a Gamers Club também tem promovido eventos especiais para os fãs poderem se sentir parte  da competição e interagirem diretamente com os jogadores.

“Com o crescimento acelerado dos games e o aumento da audiência global, o engajamento das torcidas auxilia a popularização desse universo. O envolvimento de fãs é uma força que, junto ao apoio de plataformas como a Gamers Club, viabiliza um grande futuro para os esportes eletrônicos e abre portas para o crescimento contínuo desse universo junto de grandes marcas que acreditam no potencial dos jogos eletrônicos”, explica Gui Barbosa, diretor de parcerias da Gamers Club.


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MARIA ELISA PEPPE CECCHETTI
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