Rh em transformação: Principais tendências para 2025

* Por Vivian Tenuta

PIAR GROUP
26/02/2025 21h10 - Atualizado há 1 mês
Rh em transformação: Principais tendências para 2025
divulgação

No último ano, o setor de RH passou por um período de grande aprendizagem e reinvenção. Os profissionais da área encararam a aceleração ainda mais veloz da digitalização e o aumento da demanda pelo trabalho remoto como oportunidades para aprimorar as estratégias e processos, mas a prioridade tem sido trabalhar na adaptação e bem-estar dos colaboradores aos novos formatos de trabalho sem deixar de lado a continuidade e eficiência dos negócios. Portanto, 2024 foi um ano de entender e testar novas possibilidades, e 2025 deve ser um período de transformação e adaptação – o que traz alguns desafios.

Os principais estão relacionados ao engajamento dos funcionários em ambientes de trabalho cada vez mais virtuais, como mostra um estudo da AL+ People & Performance Solutions: a falta de comunicação e transparência foi apontada por 82,61% dos entrevistados quando perguntados “Quais os três fatores que os líderes de sua organização mais falham e necessitam de desenvolvimento?”, enquanto 49,8% deles indicaram a necessidade de desenvolver a prática de feedback nas equipes, e 34,7% trouxeram questões como o alinhamento de objetivos e o engajamento dos times.

Além disso, será preciso dedicar esforços para a adequação ágil às novas tecnologias e ferramentas digitais, a manutenção da cultura organizacional, o desenvolvimento de habilidades para o trabalho digital e a transformação digital dos processos de RH.

Vale destacar ainda que as mudanças econômicas e políticas de 2023 e 2024 tiveram um impacto considerável nas estratégias de RH, e ainda colheremos resultados disso esse ano. A incerteza econômica exige uma gestão mais cautelosa dos recursos humanos, com ênfase na retenção de talentos e no desenvolvimento de habilidades internas. Também devemos ver os profissionais e empresas sendo mais flexíveis e adaptáveis em suas políticas e práticas de trabalho para apoiar os funcionários durante esse período de mudanças e incertezas.

Os avanços na adoção de tecnologias como inteligência artificial e análise de dados no setor de RH serão ainda mais significativos. Segundo a pesquisa “Transformação Digital do RH”, realizada pela Think Work em parceria com a Flash, 30% dos RHs brasileiros já utilizam IA. Essas ferramentas permitem uma maior automação de tarefas repetitivas, liberando mais tempo para estratégias de engajamento e desenvolvimento de talentos. Além disso, também proporcionam uma maior eficiência nos processos de recrutamento e seleção, além de possibilitarem o desenvolvimento de treinamentos mais personalizados e eficazes.

Outro ponto importante será uma maior integração de plataformas digitais nas práticas de treinamento e desenvolvimento, o que permitirá mais flexibilidade e acessibilidade para os funcionários. No entanto, elas também trarão novos desafios, como a necessidade de proteger informações confidenciais e propriedade intelectual.

Já com relação ao engajamento e retenção de talentos, o cenário mudou bastante no último ano. Com o aumento da demanda pelo trabalho remoto, tornou-se ainda mais importante proporcionar um ambiente de trabalho flexível e inclusivo. Portanto, a necessidade de desenvolvimento contínuo e oportunidades de aprendizado também serão importantes para manter os colaboradores motivados e felizes nesse novo ano.

Acredito que a maior parte das tendências que se iniciaram em 2024 vão se consolidar em 2025. Devemos observar um aumento na importância de estratégias relacionadas ao bem-estar dos funcionários, visto que as empresas continuam se adaptando aos novos desejos e demandas dos profissionais. Justamente por isso, a necessidade de adaptabilidade e resiliência no local de trabalho também se intensificará, e veremos as companhias adotando novos métodos para lidar com todas essas transformações enquanto mantém o crescimento dos negócios e a satisfação das equipes.

*Vivian Tenuta é Head of Human Resources da Corning na América Latina, uma das líderes mundiais em inovação da ciência de materiais que desenvolve produtos para as áreas de comunicações ópticas, eletrônicos móveis de consumo, tecnologias para displays, automóveis e ciências da vida


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gabriela Calencautcy
[email protected]


Notícias Relacionadas »