A falsa produtividade no ambiente de trabalho não é novidade, mas tem ganhado novas formas na era digital. O chamado "Task Masking", prática em que profissionais simulam ocupação exagerando ou inventando tarefas para parecer produtivos, se tornou um fenômeno entre os jovens trabalhadores, especialmente da geração Z. A tendência ganhou força com a imposição do retorno ao escritório e viralizou nas redes sociais, refletindo um descontentamento crescente com modelos de trabalho rígidos.
Uma pesquisa da Workhuman revelou que, embora 67% dos profissionais neguem qualquer atividade falsa no expediente, entre aqueles que admitem simular produtividade, 69% dizem que isso não afeta seus resultados, e 48% afirmam que ainda são profissionais acima da média. Além disso, quase 40% dos executivos e 37% dos gerentes também admitiram ter fingido produtividade no trabalho, evidenciando que o problema não se restringe a um único nível hierárquico.
Monitoramento equilibrado: uma solução para produtividade real
Para evitar medidas invasivas e garantir que a produtividade seja medida de forma eficaz, ferramentas como o Qualitime, da L5 Networks, podem ser um aliado na gestão de equipes. Com uma abordagem mais equilibrada, o Qualitime permite que gestores tenham uma visão real da performance de seus times sem violar a privacidade ou criar um ambiente de pressão excessiva.
“O Qualitime oferece uma visão gerencial 360º da empresa, alertando inclusive para colaboradores que estão trabalhando demais e podem vir a desenvolver estresse. Mais do que apenas medir produtividade, ele é um importante indicador para manter a qualidade de vida das equipes e a saúde dos negócios da empresa”, afirma Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks.
Um novo olhar sobre produtividade
Tendências como o "Task Masking" mostram que a percepção de produtividade no ambiente corporativo está mudando. Enquanto algumas empresas ainda insistem no controle presencial como sinônimo de eficiência, cada vez mais profissionais buscam um modelo de trabalho baseado em autonomia, confiança e resultado real.
O uso de soluções tecnológicas ajudam as empresas a equilibrar essa relação, garantindo um ambiente mais saudável e produtivo para todos. Afinal, a solução para a falsa produtividade não está no controle excessivo, mas na compreensão das dinâmicas de trabalho e no respeito ao bem-estar dos profissionais.
Assessoria de Imprensa - Arebo
Gilmara Oliveira - [email protected] - 11 99457-9499
Andressa Dantas - [email protected] - 11 95590-7655
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TÂNIA MARIA PEREIRA AMARAL
[email protected]