Grupo se apresentará, gratuitamente, em Ribeirão Preto, na próxima quinta-feira, às 9h30 e contará com intérprete de Libras, visando propiciar acessibilidade ao público
Ribeirão Preto (SP), 25 de fevereiro de 2025 – A Bandalheira do Bem tem novo encontro com o público ribeirão-pretano na próxima quinta-feira (27/2), às 9h30, no CEU das Artes, que fica na Rua Benedito Jacinto de Souza, 330, no bairro Jardim Florestan Fernandes. A apresentação será aberta e gratuita e contará, mais uma vez, com presença do intérprete de Libras, Andrew Martinelle. O objetivo é promover acessibilidade a pessoas com deficiências auditivas.
Conhecida por sua alegria e versatilidade no palco e com um repertório animado inspirado no Carnaval, a trupe busca envolver o público com sua mistura de música popular brasileira, dança, teatro e artes circenses. Nesta apresentação, os integrantes formam o Bloco Bandalheira, com muito samba, marchinhas e até porta-bandeira.
O grupo é composto pelos músicos: Dimi Zumquê (idealizador, coordenador e diretor artístico do projeto), Alessandra Freire, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira, Pedrinho Brown, Renato Xexéu, as cantoras Luisa Farias e Julia Lilás – jovens talentos que possibilitam uma conexão com o público - e a multiartista Ju Cadeco trazendo sua experiência e versatilidade em teatro para ampliar o trabalho. Ela incorpora também o papel de porta bandeira e foi responsável pelos adereços utilizados no espetáculo. “É a primeira temporada em que incluímos um bloco de Carnaval em nossa performance e a receptividade do público desde a primeira apresentação do ano foi incrível”, conta Dimi Zumquê.
A apresentação faz parte de projeto aprovado no Edital Municipal Cultura em Ação, da Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto.
Energia e cultura popular O espetáculo inclui o repertório tradicional da Bandalheira do Bem, com músicas como O Pato (Vinicius de Moraes), Lindo Balão Azul (Guilherme Arantes) e Piruetas (Chico Buarque), além de um repertório especial com clássicos do Carnaval, trazendo ainda mais interação e alegria para os espectadores.
A dança também terá destaque sob a supervisão do premiado coreógrafo Alexandre Snopp, conhecido por sua habilidade em envolver o público e criar experiências dinâmicas e interativas.
História e impacto do projeto A Bandalheira do Bem nasceu de ações voluntárias realizadas em hospitais e asilos, e ao longo dos anos consolidou-se como um grupo que resgata a cultura popular brasileira, levando arte e entretenimento a espaços públicos e acessíveis.
Em 2024, o grupo realizou apresentações em oito cidades do interior de São Paulo, incluindo São Simão, Luiz Antônio, Serrana, Ribeirão Preto, Santa Adélia, Pindorama, Cravinhos e Guatapará, alcançando um público superior a 4.600 pessoas.
Serviço
O que: Bandalheira do Bem – Apresentação Gratuita Quando: 27 de fevereiro de 2025, às 9h30
Local: CEU das Artes | Endereço: Rua Benedito Jacinto de Souza, 330, no bairro Jardim Florestan Fernandes.
Classificação: Livre
Duração: 90 minutos
Mais informações: Instagram
@bandalheiradobem Obs.: O conteúdo deste release é de responsabilidade exclusiva do autor e não reflete necessariamente a posição da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura, do Fundo Municipal de Cultura ou da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Preto.