Marcas com Alma: Maria Brasil debate o papel das conexões humanas em estratégias de branding, com insights de grandes líderes empresariais
A construção de marcas autênticas gera impacto e cria conexões reais nas comunidades
Caroline Baptista
25/02/2025 10h29 - Atualizado há 1 mês
Perspectiva - Divulgação
Muito além de um livro: um guia para quem deseja criar marcas que criam conexões significativas. Com essa premissa, Maria Brasil convida empreendedores, líderes e profissionais a refletirem sobre o impacto positivo que a sincronia entre marca e cultura exerce no meio organizacional; tanto em públicos internos - dentro da própria empresa com os funcionários, quanto em públicos externos – conversando com os consumidores. Depois de trabalhar em projetos de marketing e branding para marcas conhecidas como Coca-Cola e Heineken, a executiva percebeu o que estava faltando. Para Maria Brasil, uma marca com alma é aquela que compreende seu papel no mundo e age com consciência sobre o impacto que gera, seja positivo ou negativo. “Não basta ter um propósito escrito no papel; é preciso vivê-lo nas decisões do dia a dia. Isso significa cuidar tanto de quem está dentro, quanto de quem está fora da empresa. Afinal, como uma marca pode encantar seu público externo se não encanta primeiramente o público interno? É esse alinhamento genuíno entre intenção e ação que diferencia as marcas que realmente deixam um legado”, complementa.
Entrevistas com CEOs Fundadora da Essence Branding - consultoria em branding e estratégia certificada pelo Sistema B - a empreendedora conversou com 14 líderes a fim de ouvir suas percepções sobre estratégias, desafios e decisões que moldaram grandes empresas. Dentre os entrevistados, estão: Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Luiz Seabra, Co-fundador da Natura; Diego Barreto, CEO do iFood; Jaime Basso, Presidente do SICREDI Vale do Piquiri; Manfred Dasenbrock, Presidente Central SICREDI PR/SP/RJ; Janete Vaz, Fundadora do Grupo Sabin; Estevan Sartoreli, CEO da Dengo Chocolates; Caito Maia, Fundador da Chilli Beans; Renato Franklin, CEO da Casas Bahia; Alexandre Gerardo, diretor geral da Acer; Tania Kulb, ex-Chief Marketing Officer do McDonald's; Paul Spiegelman, ex-Chief Culture Officer da Stericycle; Fabio Plein, Diretor regional para as Américas da Coinbase; Luiz França, Diretor de RH da Kordsa Global; e Paulo Galvão, Acionista e Membro do Conselho de Administração do Grupo Klabin e Grupo RD. No livro, os executivos compartilham suas visões sobre como marcas podem ir além do discurso e criar conexões genuínas com clientes, colaboradores e a sociedade. Entre os destaques, está o co-fundador da Natura, Luiz Seabra, que trouxe brilho e lucidez para o tema. “Eu acredito profundamente que uma empresa pode, assim como os indivíduos, ter uma alma que se enriquece e se fortalece”, Seabra conta em entrevista descrita no livro. Durante a entrevista, o executivo afirma que é muito importante que um negócio nasça a partir de uma conexão e acredita que as empresas sólidas tenham alma. Maria avalia que esse exemplo traz esperança de que é possível construir cooperações de grande porte de forma genuína, fazendo com que a empresa traga impactos positivos até mesmo para próximas gerações. “Seabra brinca que foi o colaborador número 1 da Natura, que hoje impacta milhões de revendedoras e mantém uma forte presença global. O que mais me tocou foi a maneira genuína como ele acredita que é possível unir resultados financeiros a um compromisso real com a sociedade. Essa conversa me trouxe esperança de que empresas podem, sim, crescer sem perder sua essência — e que essa consciência pode ser transmitida de geração em geração”, completa. Para a maioria dos líderes de Recursos Humanos e Marketing, com quem Maria conversou, ainda há silos dentro faz companhias. Segundo ela, no Brasil, as duas áreas, na maioria das vezes, ainda operam em esferas separadas, dificultando a integração essencial para o crescimento sustentável. “Por outro lado, vejo um enorme potencial no nosso DNA: somos um povo naturalmente agregador e conectado. Se conseguimos criar uma cultura tão rica e diversa, por que não levar esse espírito para dentro das organizações? Acredito que o Brasil pode se tornar um expoente global na construção de empresas verdadeiramente integradas”, reflete Maria. Metodologia Brand Anatomy Para lidar com essas complexidades, Maria Brasil desenvolveu uma estrutura com o objetivo de capacitar líderes e gestores a compreenderem como uma marca funciona como uma entidade viva, que aspira à autenticidade e à conexão genuína com as pessoas. Essas marcas são denominadas “Marcas com Alma”, em referência ao conceito de Carl Jung sobre a alma como repositório de criatividade e significado, em que se conecta o indivíduo com o divino e incorpora seu potencial de plenitude. Assim como o reencontro com a própria alma é uma experiência intensa, cultivar uma marca com alma envolve alinhar sua essência interna com sua expressão externa, promovendo ressonância e significado nos corações e mentes de seus acionistas (Jung, Shamdasani e Hoerni, 2009). Sobre o Marcas com Alma
O livro Marcas com Alma traz reflexões a líderes, empreendedores e profissionais sobre a importância de construir marcas autênticas, alinhadas com seus valores e verdadeiramente conectadas com clientes, colaboradores e a sociedade. A autora Maria Brasil conversou com 15 executivos de destaque, como Luiza Trajano (Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza), Luiz Seabra (Co-fundador da Natura) e Diego Barreto (CEO do iFood), para entender como marcas podem ir além do discurso e integrar propósito e cultura organizacional. A partir dessas entrevistas e de sua trajetória profissional, Maria desenvolveu uma metodologia própria, já registrada, que auxilia empresas a fortalecerem sua identidade de dentro para fora. A inspiração para o livro veio de sua experiência no mercado, quando percebeu a desconexão entre marketing e cultura interna. Esse questionamento, que já aborda há oito anos, foi aprofundado durante seu mestrado em Londres, resultando em um guia essencial para CEOs, CMOs, executivos de RH e empreendedores que desejam construir marcas mais autênticas e impactantes. Sobre a autora Maria Brasil Maria Brasil é fundadora da Essence Branding, consultoria certificada pelo Sistema B e especialista em sincronizar posicionamento de marca e cultura organizacional. Com mestrado em Brands, Communication and Culture pela University of London, Goldsmiths, é professora na ESPM São Paulo e na Universidade Federal da Bahia, além de TEDx Speaker e palestrante internacional. Maria também tem forte atuação no universo empresarial e político. Foi a primeira mulher presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários e liderou a Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia. Atualmente, integra diversos conselhos, incluindo o Conselho Nacional da Mulher Empresária e o Comitê de Ética do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. É também autora do livro O Discurso do Réu, que explora o impacto dos negócios na sociedade. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINE VASCONCELOS BAPTISTA
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