Projeto “Raros Circo e Teatro 8 anos”, que percorre a região de Ribeirão Preto, estará na Escola Municipal Doutor Clóvis Guimarães Spinola, às 8h30
Ribeirão Preto (SP), 20 de fevereiro de 2025 – A Cia Raros Circo e Teatro segue com a programação itinerante do projeto “Raros Circo e Teatro 8 anos”, que celebra os oito anos de trajetória do grupo com apresentações na região de Ribeirão Preto. A próxima parada será em Pitangueiras, nesta sexta-feira (21/2), às 8h30, na Escola Municipal Doutor Clóvis Guimarães Spinola (Rua Arthur Mesquita, 130). No dia 26 de fevereiro, a trupe estará em Sales Oliveira, às 9h, no Colégio Municipal José Coutinho Pereira.
A temporada da Cia Raros Circo e Teatro teve início no dia 6 de fevereiro e já passou por Sertãozinho, Monte Alto, Viradouro, Pontal, Pradópolis e Santa Cruz da Esperança. No repertório, estão quatro espetáculos: “Clownfusão, os internacionalmente desconhecidos”, “Clownflitos Amorosos”, “Reciclown Circus” e “Tradição, Paixão e Circo”. O circuito, que prevê um total de 40 sessões, começou em 2024 e agora segue com a programação regional. As apresentações acontecem em escolas, teatros, parques e praças.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo estadual em 2023. No ano passado, as primeiras dez apresentações foram realizadas em unidades regionais da Fundação Casa. Paralelamente, a companhia realizou outros cinco projetos, somando mais de 125 apresentações em três Estados brasileiros. Com olhar sensível sobre a multiplicidade da poética circense, a Cia Raros Circo e Teatro é presença constante em festivais regionais, nacionais e internacionais. A cada final de espetáculo há bate-papo dos artistas com o público, aproximando a plateia dos artistas e vice-versa.
SERVIÇO:
Projeto Raros Circo e Teatro 8 Anos Pitangueiras
Data e local: 21/02 (sexta-feira) | 8h30
Local: Escola Municipal Doutor Clóvis Guimarães Spinola - Rua Arthur Mesquita, 130
Sales Oliveira
Data e horário: 26/02 (quarta-feira) | às 9h
Local: Colégio Municipal José Coutinho Pereira - Rua Aparecida Pereira, 47-A
Sobre a Cia Raros Circo Teatro Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.
Desde 2017, a Raros Circo Teatro tem realizado apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil. Promoveu circulações em pequenas cidades e povoados no sertão Nordestino (Paraíba e Ceará), e ainda executa circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. Tem em seu repertório quatro espetáculos: “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos” (2016); “Clownflitos Amorosos” (2019); “Reciclown Circus” (2021), “Tradição, Paixão e Circo” (2022), “Memórias Circense” (2024) e “Fulano da Silva” (2024), todos com premiações e inúmeras apresentações no estado de São Paulo.
A companhia tem alcançado destaque no cenário cultural e críticas positivas nos últimos anos, sempre valorizando a linguagem do circo e teatro, com um olhar sensível sobre a multiplicidade da poética da arte circense, pensando nas infinitas possibilidades do campo de atuação cênica. É presença constante em festivais nacionais e internacionais.
Redes Sociais da Cia Instagram:
@raroscircoteatro Site:
https://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro