Carnaval e cuidados odontológicos: como se proteger de doenças nesse período

Doença do beijo e outras infecções podem ser transmitidas na folia; veja como se proteger e curtir sem preocupações!

Bendita Letra
17/02/2025 15h54 - Atualizado há 1 mês
Carnaval e cuidados odontológicos: como se proteger de doenças nesse período
Arquivo Pessoal
 

Carnaval é tempo de festa, alegria e, claro, muito beijo! Mas, no meio da folia, pouca gente se lembra de que algumas doenças bucais podem ser transmitidas através do beijo e do compartilhamento de copos e garrafas. Para curtir a folia sem preocupações, é importante entender os riscos e tomar alguns cuidados simples.

 

“A boca é uma porta de entrada para vários micro-organismos, e durante o Carnaval, com a troca frequente de parceiros nos beijos, os riscos aumentam”, ressalta Dr.Eduardo Barbosa,  dentista e CEO  da Tempuz Odontologia.

 

Entre as doenças mais comuns transmitidas pelo beijo está a mononucleose, também conhecida como “doença do beijo”. Causada pelo vírus Epstein-Barr, ela pode provocar febre, fadiga, dor de garganta e aumento dos gânglios linfáticos. “Ela pode ser transmitida através do contato direto com a saliva de uma pessoa infectada, o que inclui beijos e o compartilhamento de utensílios, como copos e talheres”, explica  o dentista.

 

É fundamental também ficar atento  aos sinais de problemas na boca após o período de festividade. “Se a pessoa observar pequenas lesões nas mucosas da boca, pequenas bolhas doloridas na região dos lábios, pontinhos brancos na língua e parte interna da bochecha, sensibilidade dentária, dor de dente, algum dente quebrado, inflamação gengival, ou outra mudança perceptível, é recomendado que procure um dentista”, completa o CEO da Tempuz.

 

Como se proteger sem perder a diversão?

 

A boa notícia é que dá para curtir o Carnaval sem abrir mão da saúde bucal. O Dr. Eduardo recomenda alguns cuidados simples:

 

Evite beijar se estiver com lesões na boca: se notar qualquer ferida ou bolha nos lábios, pode ser um sinal de infecção ativa;

 

Não compartilhe copos, garrafas e talheres: isso reduz o risco de transmissão de bactérias e vírus;

 

Mantenha a higiene bucal em dia:  escove os dentes regularmente, use fio dental e não se esqueça do enxaguante bucal;

 

Mantenha a imunidade fortalecida: uma alimentação equilibrada e hidratação adequada ajudam o organismo a se defender melhor;

 

Fique atento aos sinais do seu corpo: se sentir cansaço extremo, dor de garganta persistente ou febre, procure um profissional de saúde.

 

A prevenção é o melhor caminho para aproveitar o Carnaval com leveza e segurança. Então, entre na folia com responsabilidade e cuide do seu sorriso!


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA JULIA HENRIQUES NASCIMENTO
[email protected]


FONTE: Eduardo Barbosa - Dentista, especialista em reabilitação oral, facetas, lentes, Implantes, próteses, dentista e CEO da Tempuz Odontologia. - CRO/MG 37600
Notícias Relacionadas »