O sonho de viver no exterior atrai muitos brasileiros, seja para estudar, trabalhar ou melhorar a qualidade de vida. De acordo com pesquisa recente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 4,9 milhões de brasileiros residem no exterior com as maiores concentrações nos Estados Unidos, Portugal, Paraguai, Reino Unido e Japão.
No entanto, o domínio de um segundo idioma ainda é um dos maiores desafios para quem decide morar fora do país. Especialistas da KNN Idiomas, uma das maiores redes de ensino de idiomas do Brasil, explicam que aprender inglês antes de viajar facilita de forma significativa a adaptação e amplia oportunidades profissionais.
“A fluência no inglês permite que o imigrante tenha mais autonomia no dia a dia, evitando dificuldades em situações básicas, como entender contratos de aluguel, abrir uma conta bancária ou buscar atendimento médico. Além disso, o domínio do idioma é um diferencial competitivo no mercado de trabalho internacional e amplia as chances de conquistar melhores posições e salários”, afirma Boeira.
Segundo especialistas da KNN, a etapa inicial para viver em outro país é um planejamento estruturado, que inclui a escolha do destino, organização financeira e a regularização da documentação necessária. Além disso, o aprendizado do inglês 'é um diferencial, já que o idioma é indispensável para a comunicação. “Investir em um curso de inglês faz toda a diferença, evita barreiras linguísticas que podem dificultar a adaptação. Adquirir o conhecimento também contribui para uma integração mais rápida e uma experiência mais positiva no exterior”, comenta Boeira.
Além disso, alguns países exigem comprovação de proficiência em inglês para concessão de vistos de trabalho ou estudo como Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá, tornando o aprendizado essencial já no Brasil. "É comum que muitos brasileiros percebam a importância do idioma quando já estão no exterior, enfrentando desafios que poderiam ter sido evitados com planejamento prévio e aulas de inglês desde cedo”, alerta.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS PETTER BRASIL
[email protected]