Mês do Valentine Day: Veja como a data é celebrada nos EUA

Mais de 1 bilhão de cartões são trocados no Dia dos Namorados nos Estados Unidos, aponta pesquisa

LAíSE MARCONDES
17/02/2025 13h16 - Atualizado há 1 mês
Mês do Valentine Day: Veja como a data é celebrada nos EUA
Unsplash

Para os estudantes interessados no tema do Dia dos Namorados, nos Estados Unidos, a data, celebrada em 14 de fevereiro, é uma das mais comemoradas e vai muito além dos casais apaixonados, envolvendo também relações de amizade e familiares. Embora o foco principal seja o romance, o Dia de São Valentim é celebrado de várias formas, com diferentes tradições.

O Valentine's Day tem suas origens na Europa, mais especificamente em tradições e lendas que remontam ao Império Romano. A data está fortemente associada a São Valentim, um sacerdote romano do século III, que desafiou o imperador Cláudio II a celebrar casamentos secretos para jovens casais.

A data é uma atração em muitos países, proporcionando uma experiência cultural aos intercambistas. “O Valentine's Day oferece aos intercambistas brasileiros uma oportunidade única de vivenciar uma importante tradição cultural nos Estados Unidos, que vai além da troca de presentes entre casais. O dia é uma chance de entender como os norte-americanos celebram o amor e a amizade de maneira ampla e diversa, com a troca de cartões, flores, chocolates e até mesmo participando de festas ou eventos especiais”, explica Alexandre Argenta, presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).

De acordo com a Pesquisa Belta, os Estados Unidos ocupam a 3ª posição entre os países preferidos pelos intercambistas.

A data, com forte referência nos EUA, também é celebrada em outros países, como Irlanda e Portugal. Veja uma das atrações de cada país: 

  • Na Irlanda: Embora o dia seja amplamente associado ao romance, muitos irlandeses também o celebram com amigos, seja organizando festas ou saindo juntos para confraternizar. Alguns locais promovem festas para solteiros, com a ideia de que o dia não é exclusivamente para casais, mas para celebrar o amor em diversas formas.
  • Portugal: A poesia e a literatura têm uma presença significativa na cultura portuguesa, e no Dia dos Namorados é comum ver casais trocando cartas ou dedicatórias poéticas. A tradição de escrever bilhetes românticos é forte, com alguns até recitando versos de poetas famosos como Fernando Pessoa e Luís de Camões.
 
  • Confira também, 5 curiosidades da celebração nos EUA: 

O Amor não está só no Romance: A data também é uma oportunidade para as pessoas expressarem carinho por amigos, familiares e colegas de trabalho, fazendo com que a data se estenda ao amor em diversas formas, não apenas romântico.

Troca de cartões: Os cartões de Valentine’s são extremamente populares. Segundo o Greeting Card Association (GCA), mais de 1 bilhão de cartões são trocados no Dia dos Namorados nos Estados Unidos, o que faz da data a segunda maior em termos de volume de cartões, perdendo apenas para o Natal.

“Galentine's Day”: Uma tendência recente e bastante popular é o “Galentine's Day”, celebrado em 13 de fevereiro. A ideia é que mulheres celebrem suas amizades femininas antes do Dia dos Namorados, com encontros, festas e presentes para amigas, em vez de se focar apenas no romance.

Cores do dia: O vermelho é a cor predominante do Valentine's Day, simbolizando o amor e a paixão. Porém, o rosa também aparece bastante, representando carinho e amizade. A cor branca, por vezes, também é usada, associada à pureza e à paz.

História das cartas de amor: Nos Estados Unidos, as cartas de amor associadas ao Valentine’s Day têm uma longa história. No século 18, pessoas começaram a enviar cartas anônimas, e as primeiras cartas comerciais começaram a ser produzidas no século 19, criando a popular tradição dos cartões impressos.

Quer realizar um intercâmbio de forma segura e tranquila?! Conheça as agências com Selo Belta, aqui! 

Sobre a Belta  

Criada há mais de 30 anos, a Belta – Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências.  Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, mais de 50 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

 

Para informações (Imprensa):

Queissada Comunicação

Agência de RP & Digital Full Service

Pedro Amaral - [email protected] - (11) 99460-2979

Laíse Marcondes - [email protected] - (12) 99674 5960



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAÍSE GRAZIELLYS MARCONDES PEREIRA CAETANO
[email protected]


Notícias Relacionadas »