De acordo com um relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, 1 em cada 6 adultos enfrenta problemas relacionados à infertilidade. No Brasil, a maioria dos casais que desejam aumentar a família precisa recorrer a clínicas privadas de reprodução assistida. Atualmente, apenas 10 dos 197 hospitais especializados nessa área oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que em apenas quatro deles o tratamento é totalmente gratuito.
Quais exames solicitar ao casal infértil? Estas e outras questões serão abordadas no Curso de Reprodução Humana que a Associação Paulista de Medicina (APM) realiza no dia 20 de fevereiro. O encontro, organizado pelo Prof. Dr. Renato Fraietta, também abordará a importância de identificar o momento ideal para a solicitação de exames.
Com isso em mente, a programação do curso incluirá uma análise dos principais exames realizados em consultórios para casais que desejam engravidar e discutirá quais desses são realmente necessários. O objetivo é evitar procedimentos dispensáveis que, além de aumentarem os custos financeiros, podem intensificar o impacto emocional enfrentado pelos pacientes durante o processo.
“Este evento é fundamental para discutir quais exames são realmente necessários na abordagem inicial do casal e na investigação complementar, além de alertar sobre exames desnecessários, que podem onerar o processo e até confundir a atitude terapêutica a seguir”, explica Renato Fraietta, palestrante do evento e delegado da Associação Médica Brasileira por São Paulo.
Fraietta, que também é coordenador do Setor Integrado de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), destaca que o aumento na taxa de infertilidade tem causas multifatoriais. “Os fatores masculinos afetam a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, enquanto os fatores femininos incluem a falta de ovulação, endometriose e alterações tubárias”, esclarece. Ele ainda acrescenta que “o adiamento da maternidade e da paternidade, cada vez mais comum nos dias de hoje, também é uma causa relevante”.
Serviço:
Curso de Reprodução Humana - Quais exames solicitar ao casal infértil?
Data: 20 de fevereiro de 2025
Local: Associação Paulista de Medicina - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01318-901
Horário: das 19h às 22h
Inscrições e mais informações: https://doity.com.br/curso-de-reproduo-humana-quais-exames-pedir-ao-casal-infertil
Coordenador Científico:
Renato Fraietta, professor Adjunto Livre-docente, Vice-Chefe da Disciplina de Urologia e Coordenador do Setor Integrado de Reprodução Humana da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Coordenador da Câmara Técnica de Reprodução Humana e Técnicas de Reprodução Assistida do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP); Delegado do CREMESP na Regional Sul; Delegado da Associação Médica Brasileira (AMB) pelo estado de São Paulo.
Sobre a Associação Paulista de Medicina (APM)
Representante dos médicos desde 1930, a Associação Paulista de Medicina está presente em todo o estado de São Paulo por meio de 70 Regionais. Além de contribuir com a elaboração das políticas de Saúde e qualificação da assistência médica, a APM luta para valorizar o médico nos sistemas público e privado de Saúde. Promove diversas atividades de educação médica continuada, como eventos científicos e o Instituto de Ensino Superior da APM (IESAPM), e oferece serviços e benefícios aos associados e sociedade, incluindo o Residencial APM, o Hotel Fazenda APM e o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Saiba mais no site www.apm.org.br. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAURA CASAGRANDE ALEGRE
[email protected]