Webinar gratuito discute Exame Nacional de Proficiência Médica

Iniciativa da Associação Paulista de Medicina reúne especialistas para uma discussão on-line, pelo YouTube

ART PRESSE
13/02/2025 09h26 - Atualizado há 1 mês
Webinar gratuito discute Exame Nacional de Proficiência Médica
Divulgação

O Exame Nacional de Proficiência Médica é uma proposta que visa avaliar a qualificação de médicos recém-formados no Brasil. Apresentado pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), o Projeto de Lei 2.294/2024 – aprovado no fim do ano pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, e que agora aguarda decisão terminativa da Comissão de Assuntos Sociais antes de seguir para a Câmara - estabelece que, para obter registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e exercer a profissão, será obrigatório ser aprovado em uma avaliação que testará tanto as habilidades teóricas quanto práticas dos egressos das faculdades de Medicina. 

A iniciativa surge em resposta ao crescimento expressivo no número de escolas médicas no País e a preocupação com a qualidade da formação oferecida. Assim como advogados são submetidos ao exame da OAB para poderem atuar, o exame para médicos também seria um atestado da competência do profissional.

Para discutir a proposta, a Associação Paulista de Medicina (APM) realizará um webinar gratuito com o tema “Exame de proficiência médica: solução ou mais um problema?”, no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), às 19h30. O evento será transmitido pelo YouTube e aberto a todos os públicos.

Os palestrantes convidados são José Eduardo Lutaif Dolci, conselheiro do Conselho Federal de Medicina por São Paulo e diretor Científico da Associação Médica Brasileira, e Fernando Sabia Tallo, diretor geral do IESAPM (Instituto de Ensino Superior da APM) e diretor de Eventos da Associação. 

Os especialistas analisarão se o exame é uma ferramenta eficaz para melhora da prática médica ou se apresenta desafios que podem comprometer o exercício da Medicina. A apresentação do webinar será de Antonio José Gonçalves, presidente da APM, com moderação dos diretores Científicos Paulo Manuel Pêgo Fernandes e Marianne Yumi Nakai.

Fernando Tallo, um dos convidados do webinar, manifestou no YouTube sua concordância com o Projeto de Lei, explicando que “como atualmente não há critérios para a abertura das faculdades de Medicina, que acontece de forma indiscriminada, nem avaliação ou fiscalização dessas instituições, o que sobra é avaliar o produto, ou seja, o indivíduo que vai trabalhar e exercer a profissão.” 

Para o médico, isso é importante, pois dois grupos principais serão beneficiados pelo Exame. O primeiro é a população, já que o paciente corre sérios riscos com a má formação dos médicos, e o segundo são as faculdades de boa qualidade, tendo em vista que conforme os alunos forem bem avaliados, essas escolas irão demonstrar o seu comprometimento com a Educação.

Para participar do evento, basta acessar o canal da APM no YouTube pelo endereço: https://www.youtube.com/live/ALKNkWCtwiI?si=XSsuD2E00hUh4xFq.

 

Sobre a Associação Paulista de Medicina (APM)

Representante dos médicos desde 1930, a Associação Paulista de Medicina está presente em todo o estado de São Paulo por meio de 70 Regionais. Além de contribuir com a elaboração das políticas de Saúde e qualificação da assistência médica, a APM luta para valorizar o médico nos sistemas público e privado de Saúde. Promove diversas atividades de educação médica continuada, como eventos científicos e o Instituto de Ensino Superior da APM (IESAPM), e oferece serviços e benefícios aos associados e sociedade, incluindo o Residencial APM, o Hotel Fazenda APM e o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). Saiba mais no site www.apm.org.br.

 

Serviço

Webinar APM

Tema: “Exame de proficiência médica: solução ou mais um problema?”

Data: 19/02 (quarta-feira)

Horário: a partir das 19h30

Link de transmissão: https://www.youtube.com/live/ALKNkWCtwiI?si=gg07nkBAsqSdn4Qs 

Confira os últimos episódios do Webinar APM em https://www.youtube.com/playlist?list=PLcS6sflwRh3vNiuLT0G8RDA_9fH5jUStw

Gratuito, aberto a todos os públicos


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAURA CASAGRANDE ALEGRE
[email protected]


Notícias Relacionadas »