Promover a inclusão social por meio da cultura e da solidariedade é o propósito do Bloco Show. Além das atividades lúdicas e artísticas oferecidas, o impacto do projeto se estende às famílias, que são beneficiadas com doações de cestas básicas, palestras preventivas ao envolvimento com a violência, criminalidade e demais fatores de risco que corroboram com a vulnerabilidade social.
De acordo com Caio Johnny, diretor do bloco, o Bloco Show não é apenas um projeto cultural, mas um movimento de impacto social. “Nosso objetivo é abrir caminhos para que esses jovens possam sonhar e construir um futuro melhor, ao mesmo tempo em que apoiamos suas famílias com ações concretas. O engajamento da comunidade e o apoio de empresas e doadores fazem toda a diferença para que possamos seguir transformando vidas”, explica.
A secretária Neide Hilária do Nascimento, de 54 anos, da comunidade Vila Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, é mãe de João Marcos Nascimento Luiz, de 18 anos, um dos membros do projeto. Segundo ela, o Bloco Show não acontece só no período do carnaval, mas sim durante o ano inteiro. Ele se compromete com o crescimento e a educação não só das crianças que participam, mas com a família de cada integrante. “Eles se preocupam com os problemas da comunidade e isso me chamou a atenção. Foi por isso que vim e trouxe meu filho para fazer parte dessa família. Hoje ele é instrutor e dá aula para meus dois netos”, relata.
Com uma abordagem que une arte, educação e cidadania, o Bloco Show se tornou um mecanismo de transformação, proporcionando oportunidades para os jovens se expressarem e desenvolverem habilidades pautadas no empreendedorismo e no desenvolvimento pessoal.
O grupo integra alunos residentes nas comunidades Ocupação Terra Nossa, Ventosa, Morro das Pedras, Taquaril, Vila Ponta Porã, Serra, Acaba Mundo, Pedreirinha, Granja de Freitas, Gogó da Ema e Alto Vera Cruz com o desenvolvimento de oficinas gratuitas dentro dos aglomerados e nas escolas públicas. Neste pré-carnaval, as atividades são realizadas com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A programação completa você acompanha no Instagram @blocoshow.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ICARO ALISSON ROSA AMBROSIO
[email protected]