A mente manipulada dentro da relação: O que é Gaslighting?

Entenda como essa prática pode afetar sua saúde mental dentro do relacionamento

MáRCIA STIVAL ASSESSORIA
10/02/2025 10h59 - Atualizado há 1 mês

A mente manipulada dentro da relação: O que é Gaslighting?
Divulgação

Você já se sentiu confuso sobre seus próprios sentimentos ou memórias? Alguém já te fez duvidar da sua própria sanidade? Se a resposta for sim, você pode ter sido vítima de gaslighting. Essa forma de abuso psicológico é mais comum do que se imagina e pode ter consequências devastadoras para a saúde mental.

De acordo com o psicólogo especialista em saúde mental, Alexander Bez, o Gaslighting é, em essência, uma prática de manipulação tóxica dentro dos relacionamentos. É uma conduta muito complexa, baseada em um constante ataque psicológico. 

Uma das ações mais recorrentes presente dentro dessa modalidade conjugal,  é criar uma “confusão mental” na pessoa com quem se relaciona, utilizando-se do mecanismo psicológico da projeção, resultando na diminuição da capacidade mental da vítima de Gaslighting. 

“Acredito que uma das melhores definições sobre Gaslighting é: uma abordagem, tática ou técnica conjugal, em que existe abuso psicológico e o abusador tem total controle sobre a vida do outro, afetando a sanidade mental através de ações”, ressaltou Bez. 

As práticas mencionadas por ele incluem:

  • Mentiras descaradas;
  • Negações dos próprios atos;
  • Manipulação do sentimento, usado contra o parceiro;
  • Convencimento verbal; 
  • Padrão relacional abusivo;
  • Afirmação que o cônjuge é “louco”;
  • Ataques sociais às pessoas da vida da vítima;

Vale lembrar de que esse tipo de abusador tem atitudes como essa por crueldade, podendo ou não, vir acompanhada de alguma condição psicopatológica e psiquiátrica. É fundamental entender essa prática para identificar seus sinais e buscar ajuda. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCIA ROSANE STIVAL
[email protected]


FONTE: Márcia Stival Assessoria
Notícias Relacionadas »