Com o câmbio favorável, os hermanos estão aproveitando a oportunidade para desfrutar do verão brasileiro, elevando significativamente o fluxo de visitantes nas principais capitais do país. Segundo dados do Ministério do Turismo, a expectativa é que o número de turistas argentinos aumente em até 30% neste verão em comparação com o ano anterior, tornando o Brasil um destino ainda mais atraente.
Santuza Macedo, especialista em turismo, (@santuzamacedo perfil no instagram), destaca a importância desse aumento no turismo internacional: “A atual valorização do Dólar em relação ao Real torna o Brasil um destino imperdível para os vizinhos, que buscam não apenas praias, mas experiências culturais ricas e a hospitalidade única que só encontramos aqui.”
Devido à atual variação cambial, o Brasil se tornou um destino muito mais acessível para aqueles que possuem moeda estrangeira, enquanto a Argentina apresenta uma realidade alternativa. Essa disparidade tem um impacto significativo na temporada de verão argentina, onde os preços das diárias em hotéis dispararam, muitas vezes dobrando quando convertidos em dólares.
Para exemplificar, quem planeja passar duas semanas nas praias de Mar del Plata, por exemplo, pode acabar gastando o dobro em comparação a quem optar por duas semanas nas famosas praias do Rio de Janeiro.
Para Santuza este é o momento para o Brasil se consolidar como o principal destino para os nossos vizinhos, especialmente para os que estão vindo pela primeira vez.
Ela reforça que, com um planejamento adequado e promoções estruturadas, o setor de turismo brasileiro tem a chance de aproveitar o fator cambial e fazer deste uma oportunidade de crescimento, ao atrair um público ansioso para explorar as belezas do Brasil.
Além disso, dados da Agência Brasil revelam que, em 2024, os turistas estrangeiros foram responsáveis por injetar US$ 6,62 bilhões na economia brasileira, o que reforça a importância desse público.
“É um momento excelente tanto para o Brasil quanto para os turistas argentinos. As agências de turismo e setores relacionados devem estar preparadas para oferecer experiências que atendam às expectativas desse público, garantindo uma estadia agradável e inesquecível”, conclui Santuza.
“Os viajantes de hoje procuram mais do que simplesmente visitar pontos turísticos; Eles querem imergir na cultura local, saborear a gastronomia típica e participar de atividades que possibilitem um contato genuíno com a comunidade”, destaca a especialista em turismo.
Com o verão em pleno andamento, a expectativa é de que no Brasil não só os dias sejam quentes por aqui, mas a economia como um todo.
Sobre a Santuza Macedo
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULO NOVAIS PACHECO
[email protected]