O Planejamento como Antídoto para a Ansiedade: Uma Perspectiva Empresarial

CEO da Bid Consultoria, Roni Stefanuto escreve artigo sobre antídoto para a ansiedade

F PRESS
03/02/2025 17h14 - Atualizado há 1 mês
O Planejamento como Antídoto para a Ansiedade: Uma Perspectiva Empresarial
F Press / Divulgação.

A ansiedade é muitas vezes descrita como o "excesso de futuro". Essa expressão faz total sentido quando percebemos que um dos principais causadores da ansiedade é a sobrecarga de opções e a sensação de indecisão que paira sobre nossas cabeças.
 

No cotidiano, é comum ver pessoas passando horas tentando escolher um filme em um catálogo de streaming, apenas para se arrependerem nos primeiros minutos. Ou aqueles que ficam em dúvida sobre qual será o almoço ideal para o domingo, e depois de uma longa discussão, mudam de ideia no meio do caminho. Agora, imagine como essas pequenas indecisões podem se agravar no contexto empresarial: estou escolhendo o produto certo para vender? Estou me posicionando corretamente no mercado?
 

Vivemos em um mundo saturado de informações, e quanto mais informações temos, mais difícil fica a tarefa de tomar decisões claras. O segredo para lidar com essa sobrecarga é ter planos bem estruturados. Quando possuímos um planejamento sólido e bem definido, conseguimos filtrar as opções de forma mais eficaz, descartando o que não nos serve e avançando com clareza naquilo que realmente importa.

 

Entretanto, o planejamento não deve ser vago. Para que ele seja eficaz, é preciso que seja feito com prazos bem definidos, rotinas de acompanhamento e com a definição clara de objetivos de curto, médio e longo prazo. Cada uma dessas etapas requer um acompanhamento diferente, mas que deve ser integrado ao todo. A gestão eficaz dessas três dimensões temporais do planejamento ajuda a garantir que a empresa se mantenha no caminho certo, sem perder foco no futuro, mas sem ser sobrecarregada pela ansiedade do que está por vir.
 

No universo das empresas, o conceito é o mesmo: uma organização com um plano estratégico claro e um direcionamento operacional bem definido está muito mais preparada para agir com agilidade e excelência, superando seus concorrentes de forma consistente. E o impacto disso é direto na qualidade de vida dos colaboradores, sócios, fornecedores e todos que fazem parte do ecossistema da empresa. Menos estresse, mais foco e, claro, melhores resultados.

Roni Stefanuto é Consultor de Gestão de resultados e mestre em gestão de competitividade - CEO da Bid Consultoria. 
[email protected]


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Felipe dos Santos Almeida
[email protected]


FONTE: Bid Consultoria.
Notícias Relacionadas »