Nos últimos anos, o e-commerce tem passado por transformações significativas como reflexo dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento do consumidor. Segundo uma pesquisa conduzida pelo Opinion Box, em parceria com a Octadesk, startup de SaaS (Software como Serviço), nos últimos seis meses, 56% dos consumidores afirmaram comprar mais pela internet do que em lojas físicas.
À medida que a demanda do comércio eletrônico cresce, as empresas precisam se atualizar e investir em abordagens que sejam capazes de manter o olhar do consumidor para o mercado online. Pensando nisso, a MadeiraMadeira, principal plataforma online de móveis e decoração da América Latina, reuniu três tendências para as empresas do setor de e-commerce ficarem de olho em 2025. Confira:
Aposte na personalização: existem uma série de ferramentas tecnológicas, que contam com o apoio da inteligência artificial (IA), por exemplo, e ajudam marcas a oferecerem um atendimento personalizado que permita uma experiência mais satisfatória para o cliente que aumente as chances de uma melhor experiência para o próprio consumidor.
Por meio dela, as companhias são capazes de coletar um grande volume de informações e entender melhor como é o perfil de cada um dos seus clientes, a fim de ajustarem a oferta de produtos, descontos e serviços de acordo com os desejos e necessidades específicas.
Não se esqueça da omnicanalidade: já presente no universo há alguns anos, a omnicanalidade também deve estar no radar das marcas em 2025, que desejam avançar no quesito relacionamento com o cliente. Isso, porque, esperasse que seja possível acompanhar uma integração de canais ainda mais profunda com o passar dos anos.
Ao unificarem aplicativos e demais plataformas digitais, será possível oferecer ofertas personalizadas e, consequentemente, aumentar as chances de conversão de venda. Em outras palavras, com o apoio de tecnologias, empresas poderão proporcionar um atendimento mais assertivo e de qualidade, independentemente do local em que o consumidor estiver.
Invista nas lives commerce: as lives commerce, que combinam elementos de transmissão ao vivo e compras online, prometem continuar mudando o cenário do varejo digital. Não é à toa que, cada vez mais, grandes empresas têm investido na estratégia visando aumentar não só a venda, mas também o engajamento em determinados eventos do ano, como aniversários, black friday e outras grandes datas do varejo.
Essa estratégia é uma ótima alternativa para ir além dos ganhos. Principalmente para criar ainda mais vínculo com o cliente disponibilizando possibilidade de identificação com a marca, conhecimento dos produtos e é claro, ótimos descontos.
Sobre a MadeiraMadeira
Criada em 2009, a MadeiraMadeira é a maior plataforma online especializada em produtos para casa do Brasil, com mais de 10 milhões de clientes atendidos. Um modelo híbrido entre e-commerce, marketplace e lojas físicas que possui mais de 3 milhões de produtos. Com base em tecnologia, a empresa possui mais de 30 softwares desenvolvidos internamente para atender a operacionalização do e-commerce, com soluções práticas para a experiência do cliente. Além disso, as lojas físicas possuem mais de 50 unidades distribuídas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. A MadeiraMadeira é sediada em Curitiba, mas possui um time de mais de 2.000 colaboradores espalhados pelo país.
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HIORRAN RAFAEL DOS SANTOS
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