Em janeiro, a tradicional atividade da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, é destaque da programação no próximo dia 25 (sábado), na sede da instituição. A entrada é gratuita e aberta ao público
Ribeirão Preto (SP), 20 de janeiro de 2025 – Os cinéfilos de Ribeirão Preto e região poderão assistir ao filme “A Rosa Púrpura do Cairo”, produzido por um dos maiores cineastas estadunidenses, Woody Allen, no ano de 1985. A exibição marca o primeiro encontro do Cine Fórum neste ano e acontece no próximo sábado (25), às 18h, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América). A entrada é aberta e gratuita ao público.
A agenda do Cine Fórum é organizada pelos gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro e faz parte da programação cultural oferecida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com encontros mensais.
Vencedor de quatro Oscars (três na categoria de Melhor Roteiro Original e um na de Melhor Diretor), o diretor e roteirista foi escolhido a dedo pelos irmãos Castro para abrir a agenda o Cine Fórum. “Dos 57 filmes que ele dirigiu, nós vimos 55, conseguimos adquirir algum conhecimento sobre ele. Outro ponto é que queríamos começar o ano com um filme mais leve, diferente do ano passado e em uma sessão mais curta, já que ele tem 82 minutos contando com os créditos”, explica Marcos de Castro. Ele ainda reforça que “A Rosa Púrpura do Cairo” é uma produção descontraída: uma comédia leve. “A ideia é despertar este sentimento no público para começar o ano”.
Outra proposta dos coordenadores do projeto é apresentar ao público o trabalho da atriz Mia Farrow, que até então era esposa do diretor. “Ela é uma das atrizes mais talentosas que já vi e tem pouco reconhecimento. E é a primeira vez que destacamos a atriz no Cine Fórum, desde que ele foi criado em 2010. Portanto, é uma chance de mostrar esse talento incrível”, comenta André de Castro.
Segundo os Gêmeos do Cinema, o filme realiza um desejo que alguns fãs de cinema já devem ter tido ao longo da vida: de que os personagens possam sair das telas para o mundo real. “Todo fã, muito apaixonado, quando assiste um filme com seu ator ou atriz favoritos, imagina ‘será que ele se apaixonaria por mim. Mas será que ele é tão encantado como mostra no filme? É interessante acompanhar a personagem principal respondendo a essas questões”, completa André.
Agenda de fevereiro Para o mês de fevereiro, o destaque do Cine Fórum será o filme “Veludo Azul” de 1986, dirigido por David Lynch. O cineasta morreu no último dia 15 de janeiro e ficou conhecido por suas produções surrealistas, que o permitiram desenvolver seu próprio estilo cinematográfico, chamado de “Lynchiano”, caracterizado por imagens de sonhos e uso de sons. Os trabalhos de destaque do Lynch passam por “Twin Peaks”, “Cidade dos Sonhos”, “No Céu Tudo é Perfeito”, “Duna” (1984), e o Veludo Azul.
SERVIÇO:
Cine Fórum Exibição do filme “A Rosa Púrpura do Cairo” (1985)
Data e horário: 25/1 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito
Sobre a Fundação A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.