"Esse acolhimento inicial já estabelece um vínculo participativo com os alunos, incentivando o protagonismo desde o início", ressalta a Profa. Graciela Sanjutá, docente do UniBrasil. Entre os principais desafios envolvendo a chegada da Geração Z às faculdades, Graciela destaca a importância de integrar competências técnicas e socioemocionais, e sensibilizar os professores para as especificidades dessa geração.
"Nosso compromisso vai além de ensinar. Queremos garantir que o aprendizado seja significativo e que os alunos encontrem sentido em sua formação, tendo conexão a uma experiência de vida sustentável", complementa.Com laboratórios e espaços práticos, cursos como Educação Física, Odontologia, Psicologia e Medicina Veterinária, por exemplo, dispõem de estruturas modernas e diversificadas. Isso proporciona experiências práticas diretamente relacionadas à formação técnica e socioemocional dos estudantes.
"Esses espaços são fundamentais para consolidar competências, permitindo que os alunos vivenciem a aplicação do conhecimento teórico", reforça Graciela.
Além disso, a contínua capacitação do corpo docente, somada a uma abordagem que vai além do formato tradicional de aula expositiva, promove um ensino que valoriza a participação ativa dos alunos desde o primeiro dia de aula.
"Os docentes ajudam os alunos a selecionar informações relevantes no vasto universo tecnológico, transformando-as em conhecimento aplicável à sua formação profissional", destaca a professora.
Desenvolvimento de competências socioemocionais
Outro ponto de destaque do UniBrasil é a integração de competências socioemocionais às grades disciplinares.
Desde a construção dos planos pedagógicos até as práticas diárias em sala de aula, o Centro Universitário atua para que, além de dominar habilidades técnicas, os alunos estejam preparados para liderar, comunicar e trabalhar em equipe.
Projetos como o Ampliar, que promove a atividade da natação para pessoas com necessidades especiais, e o Qualivida, focado em saúde e bem-estar, demonstram o impacto social de algumas das ações desenvolvidas pelos estudantes.
"Esses projetos permitem aos alunos aplicar conhecimentos enquanto contribuem para a comunidade", ressalta Graciela.
Além disso, o UniBrasil conta com um Centro Psicopedagógico (que oferece suporte especializado a alunos e professores) e um Núcleo de Empregabilidade e Qualidade de Vida.
Com essas iniciativas, o UniBrasil auxilia na adaptação acadêmica e no desenvolvimento profissional, preparando os estudantes para o mercado de trabalho desde o início da graduação, formando profissionais qualificados e cidadãos conscientes.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pedro Henrique de Lima Moraes
[email protected]