São Paulo mais resiliente

Mudanças Climáticas

Renato Nalini
16/01/2025 07h04 - Atualizado há 1 dia
São Paulo mais resiliente
Domínio Público
            A capital de São Paulo foi a primeira cidade a contar com uma Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, pioneirismo do Prefeito Ricardo Nunes, preocupado com os mais carentes.
            Dentre inúmeras atribuições dessa Pasta, inclui-se o PPCV – Plano de Prevenção de Chuvas de Verão, que movimenta as demais Secretarias e organismos do município, com vistas a poupar vidas e evitar prejuízos maiores para a população mais vulnerável.
            Durante a última reunião do ano desse grupo, o cientista Hassan Mohamad Barakat, responsável pelo CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências da capital fez um relato sobre as chuvas no período entre novembro e dezembro e assinalou que São Paulo tem sido beneficiada pela natureza. As chuvas têm mantido a média e o fenômeno La Niña não deve trazer significativas alterações.
            O Inspetor Ailton Rodrigues de Oliveira, Coordenador Operacional do Grupo de Trabalho comparou o ano de 2024, ora a se encerrar, com o de 2023 e o resultado foi plenamente favorável. Foram 1572 ocorrências registradas, quase 20% devido a queda de árvores, 12% queda de galho e 23% de risco iminente de queda de árvore. Pirituba foi a região que mais apresentou ocorrências, que foram 90, seguida da Lapa com 89 e Campo Limpo com 88.
            O aspecto prevenção tem sido intensificado, o que permite concluir que um PPVC com o engajamento de muitas Secretarias, como a de Transportes e CET, Educação, Saúde, Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente, além de outros organismos da gestão municipal é uma iniciativa exitosa e tem evitado mortes, o que já legitima e justifica a sua existência.
            Mais importante, agora, é conscientizar a população de que ela pode e deve atuar individualmente para contribuir com esse objetivo, pois uma administração local tem o propósito de assegurar a todos a melhor qualidade de vida possível. Cuidar do descarte dos resíduos sólidos, não lançar lixo nos córregos, nada arremessar nos bueiros, cuidar das árvores, é algo que todos podem fazer e o resultado será uma cidade mais resiliente, cuja vocação é tornar cada dia melhor a existência de seus moradores.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.   
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »