O Campeonato Brasileiro de Optimist foi concluído nesta terça-feira (14) no Iate Clube do Espírito Santo, em Vitória (ES). O evento contou com 167 velejadores de até 15 anos de oito estados brasileiros e representantes da Argentina.
O título ficou com Manuel Bragança (ICRJ - Iate Clube do Rio de Janeiro), seguido pelo companheiro de equipe Henrique Lucena e Arthur Lamin (CNC - RJ). No feminino, Uma Creixell (VDS - RS) foi a melhor, ficando em quarto no geral. Na competição por equipes, o melhor time no geral foi o da Argentina - seguido pela equipe do ICRJ1, campeã brasileira.
Apesar das previsões meteorológicas não serem favoráveis, a organização conseguiu completar todas as 12 regatas do programa.
"O Brasileiro de Optimist mostrou mais uma vez a força e o crescimento da vela jovem no Brasil. Tivemos uma participação impressionante, com atletas de várias regiões do país e um nível técnico muito alto. Foi uma competição muito equilibrada, com regatas disputadas até o último momento, e isso reforça a qualidade dos nossos velejadores'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
"Acho que o saldo foi muito positivo. Tivemos um campeonato de altíssimo nível, com velejadores de diversas regiões do Brasil e até da Argentina. Para se ter uma ideia, um atleta argentino que ficou em 19º no Mundial terminou em 21º aqui no Brasileiro, o que mostra como o Brasil está em um nível excelente'', explicou Hans Hutzler, presidente da Optibra.
Resultados completos aqui
A entidade máxima da vela brasileira destaca também o trabalho feito pela equipe em parceria com a Optibra no projeto das flotilhas emergentes. ''Esse apoio foi fundamental para equipes menores, que ainda não têm técnico, e o uso do canelão disponibilizado pela CBVela fez toda a diferença. Realmente, uma parceria muito positiva para o crescimento da vela no Brasil", contou Hans Hutzler, presidente da Optibra.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva brasileira nos âmbitos nacional e internacional. Filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a vela é a modalidade com mais medalhas de ouro olímpicas para o Brasil: oito. No total, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas nos Jogos Olímpicos.
A entidade foi pioneira ao integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e incorporar a Agenda 2030 como base estratégica, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento da vela brasileira, conectando velejadores e entusiastas ao esporte. A ferramenta serve como HUB de eventos da CBVela e oferece funcionalidades exclusivas.
Para se cadastrar gratuitamente e conhecer os eventos, acesse: velaid.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLAVIO PEREZ GUIMARAES
[email protected]