09/01/2025 às 16h47min - Atualizada em 10/01/2025 às 00h01min

Projetos Sociais transformam vidas e trazem esperança em comunidades da Região Metropolitana de BH

Programas capacitam jovens em vulnerabilidade para o mercado de trabalho

CAROLINA NOGUEIRA
Antenados Produtora
Garantir que a população tenha condições justas de sobrevivência é um desafio enfrentado em todo o país. Por isso, oferecer possibilidades diversas de trabalho, de modo que a vida financeira de cada cidadão evolua com dignidade é primordial. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2024, divulgada pelo IBGE, em 2023, o percentual da população do país com rendimento domiciliar per capita abaixo da linha de pobreza adotada pelo Banco Mundial (US$ 6,85 PPC por dia ou R$ 665 por mês) foi de 27,4%, ou seja, 4,2% a menos se comparado a 2022.

Diante destes dados, a união de esforços para que comunidades em situação de vulnerabilidade tenham condições igualitárias de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho é primordial. Para tentar gerar esta equidade, diversas organizações não governamentais atuam em todo o Brasil com projetos que capacitam seus atendidos em cursos profissionalizantes e de geração de renda, além de assistência a crianças por meio da educação complementar, esporte e acesso à tecnologia por exemplo.

O Instituto Ramacrisna, situado em Betim, é uma destas Instituições. A organização desenvolve projetos desde a educação básica até a profissionalizante, além de atividades esportivas e culturais. Tudo possível graças à colaboração de empresas como a Petrobras, parceira da Instituição no projeto Construindo o Futuro – que já está em sua 6ª edição e perdura há 22 anos. Realizado através do programa Petrobras Socioambiental, apenas em 2024, a iniciativa beneficiou 2.256 pessoas.

Para Solange Bottaro, vice-presidente do Instituto Ramacrisna, iniciativas como esta são essenciais para o fortalecimento das comunidades e para a transformação social. “Os cursos profissionalizantes vão além de ensinar uma profissão. Eles criam oportunidades para que as pessoas resgatem sua autoestima, desenvolvam suas potencialidades e conquistem independência financeira. Esse é o verdadeiro impacto de projetos como o Construindo o Futuro, transformar vidas e gerar novas possibilidades. ”, relata.

Histórias que transformam vidas

Entre os beneficiados pela iniciativa, a história de Daniela Pacheco é um exemplo inspirador. Ela participou do curso de Empreendedorismo promovido pela parceria entre o Ramacrisna e a Petrobras e que, ao final, ofereceu um aporte financeiro aos alunos destaque. Daniela foi uma das contempladas e conseguiu alavancar seu negócio graças ao aprendizado e à oportunidade.

“Tenho uma confecção de uniformes e roupa íntima. Já havia trabalhado neste segmento antes, mas precisei fechar o meu pequeno negócio quando me mudei para Betim. Há dois anos, reabri, mas como não tinha muitos equipamentos, apenas prestava serviço para outras empresas. Foi então que vi a divulgação do curso e quis buscar mais conhecimento. ”, explica. Para ela, este foi o pontapé inicial que precisava. “O curso abriu a minha mente, gostei muito, aprendi novas coisas e adquiri experiência sobre como administrar o meu próprio negócio. Além do conhecimento, consegui me organizar melhor, principalmente na parte financeira. Antes, eu não conseguia controlar o que saía e entrava, não tinha a mínima noção de fluxo de caixa. Também organizei meu tempo e aprendi a me posicionar no mercado e com os clientes. ”, conta.

Daniela destacou ainda o impacto direto do aporte financeiro em sua produção: “Com o recurso, aumentei o número de maquinários e, consequentemente, de produção. Hoje, tenho uma funcionária e criei minha própria confecção. Estou fabricando peças íntimas e tive um aumento de vendas significativas no Natal. Consegui até mandar peças para o Pará, onde minha irmã revende para mim! ”, comemora.

Capacitação
Assim como Daniela, outras pessoas podem ter suas vidas transformadas. Confira os cursos do projeto Construindo o Futuro com Inscrições abertas:

Design de sobrancelha
O curso prepara profissionais para atuarem como designers de sobrancelha, focando na prática de diferentes técnicas sob supervisão de um instrutor. Utiliza a metodologia de ação-reflexão-ação, onde se aprende fazendo e analisando o trabalho. Devido à crescente demanda por uma imagem pessoal harmoniosa, há uma necessidade crescente de especialistas em design de sobrancelhas com pinça e henna. Ao final do curso, o aluno recebe um kit completo para iniciar sua jornada profissional. Aulas presenciais, no turno da tarde, de 10/02 a 19/02, no núcleo Imbiruçu (Rua Luzia de Jesus Barbosa, 20, Imbiruçu). Inscrições até 20/01   pelo site.

Cabeleireiro
Serão trabalhados conteúdos como técnicas que possibilitem que os alunos tenham capacidade de organizar o ambiente e os processos de trabalho do cabeleireiro, higienizar e modelar os cabelos, hidratar e reconstruir os fios de cabelo, cortar cabelos, bem como alterar a estrutura e coloração dos fios. Ao final do curso, o aluno recebe um kit completo para iniciar sua jornada profissional. Aulas presenciais no turno da manhã, de 02/02 a 02/04, no núcleo Petrovale (Rua Espanha, 31, loja 3, Petrovale - Betim). Inscrições até 20/01 pelo site

Sobre o Ramacrisna
O Instituto foi fundado em 1959, pelo jornalista Arlindo Corrêa da Silva, e já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas de 12 cidades da Grande BH nos últimos 65 anos. Localizado em Betim/MG, o Ramacrisna desenvolve projetos de aprendizagem, profissionalização, cultura, de geração de trabalho e renda, de tecnologia, de esporte e lazer, entre outros.
A Instituição já recebeu diversas premiações que atestam sua competência em gestão: entre elas está o ranking internacional: o Thedotgood (antigo NGO Advisor) por 3 anos seguidos (2022, 2023 e 2024).  Em 2023, pelo sétimo ano consecutivo, figura entre as 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e o Instituto Doar. 
Desde 2019 possui o selo ONG Transparente com conceito A+ (a nota mais alta concedida pelo Selo) que audita e reconhece as organizações da sociedade civil que seguem parâmetros internacionais de gestão e transparência e em 2018 foi eleita a melhor Organização de Assistência Social do país, ambas concedidas pelo Instituto Doar.  Em 2024, se tornou signatário do Pacto Global da ONU, além de receber o selo ONG Verificada, uma certificação independente, concedida pelo Instituto Doar – Certificadora Social, às organizações da sociedade civil que comprovam a adequação cadastral e contábil solicitada.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA NOGUEIRA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.