Uma pesquisa recente realizada pela Catho, plataforma gratuita de empregos, trouxe à tona as principais prioridades e expectativas dos jovens, de 18 a 24 anos, no mercado de trabalho atual, junto a mesma percepção dos profissionais mais experientes, acima de 25 anos.
Como resultado, quando se trata dos benefícios mais atrativos, o público jovem apontou os considerados tradicionais, como Vale Transporte e Vale Refeição, os mais importantes (16%) seguido de Participação nos Lucros - PLR (16%), flexibilidade e menor carga - semana reduzida a quatro dias de trabalho (15%), licença para filhos (15%), desconto em graduação e pós graduação (14%), descontos como em academia (12%) e folga (12%).
Imagem: gráfico Catho
Além disso, o público mais novo possui 25% mais interesse por trabalhos híbridos e/ou remotos em relação às demais idades, enquanto os acima de 25 anos possuem 51% mais interesse por trabalhos de modelo presencial.
Imagem: gráfico Catho
“Ponto interessante de avaliar é que, embora muitas empresas possam estar focadas em benefícios inovadores, os profissionais mais jovens ainda valorizam os benefícios mais habituais, como vale transporte e vale refeição, e que a grande questão encontra-se no modelo de trabalho mais desejado, onde o interesse cresce pelo híbrido e remoto. Isso também reforça a necessidade de adaptação das empresas a um mercado de trabalho mais flexível e que atenda a realidade dessas duas gerações", comenta Fabio Maeda, diretor de vendas B2C, marketing e produtos da Catho.
Já as principais motivações para que os profissionais mais jovens busquem novos empregos, estão, de forma geral, em questões como salário, planos de carreira e os próprios benefícios, com destaque para os jovens mais interessados em acessibilidade e programa de inclusão, que são 70% maiores que os demais.
“Neste quesito, as prioridades também mudam conforme a idade, onde o plano de carreira, benefícios melhores e qualidade de vida é mais apontado pelo jovens, enquanto migração de carreira e busca de novos desafios são mais propensos aos profissionais mais experientes. No entanto, vale ressaltar que para ambos a linhagem para se encontrar no mercado de trabalho é a mesma: planejamento e dedicação”, complementa Fabio.
Para isso, o diretor da Catho salienta que três passos podem ajudar neste processo:
1 - Escolha da área e estudo, visando o mercado que pretende atingir e a maneira como fará a busca.
2 - Ter um bom currículo, que será seu cartão de visita para uma nova oportunidade de emprego, apresentando sua trajetória e objetivos.
3 - Manter-se atualizado, onde o acompanhamento do mercado é fundamental para que o candidato tenha mais segurança, esteja dentro das novidades da área escolhida e mostre estar preparado para as atividades.
"A pesquisa da Catho não apenas identifica as prioridades de diferentes gerações, mas também orienta empresas e candidatos na construção de estratégias mais alinhadas ao mercado de trabalho atual. Dessa forma, profissionais e empresas podem caminhar em conjunto em prol de um mercado mais adaptável, flexível e, consequentemente, com mais oportunidades”, conclui Maeda.
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GIOVANNA REBELO ALVES
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