Foi em maio de 2024 que a ideia da Sachê começou a ganhar forma. A marca de mix de temperos em sachês práticos e sem adição de conservantes nasceu de um propósito claro: oferecer uma alternativa saudável, nostálgica e criativa ao mercado, resgatando o sabor verdadeiro dos alimentos.
A Sachê estreia no mercado a partir da primeira quinzena de dezembro de 2024 com três sabores: básico, defumado e picante, criados para atender tanto o consumidor final quanto chefs de cozinha, com uma proposta nostálgica, versátil e inovadora. As embalagens foram cuidadosamente desenvolvidas para preservar o frescor e o aroma dos temperos, traduzindo a essência da marca em cada detalhe.
Cada combinação foi cuidadosamente desenvolvida para realçar o sabor dos alimentos sem mascarar suas características naturais. A criação dos temperos combina tradição culinária com inovação. O desenvolvimento dos produtos começa com a definição do objetivo de cada blend, seguida de rigorosos testes de sabor e ajustes na composição física, como o equilíbrio entre pó, flocos e grãos, para garantir uma mistura uniforme e um envase perfeito.
"Nosso objetivo é facilitar o dia a dia na cozinha, sem abrir mão da autenticidade e da qualidade dos ingredientes. Queremos que cozinhar seja uma experiência nostálgica, prazerosa e significativa, mesmo na correria do cotidiano", explica Camila, fundadora e CEO da Sachê.
Camila Caetano está à frente de uma jornada empreendedora que une paixão, inovação e autenticidade. Mineira, formada em Relações Internacionais e com mais 6 anos de experiência em marketing e negócios, Camila teve coragem de seguir o que acredita e de que era possível unir um estilo de vida agradável e leve a um produto.
Antes de fundar a Sachê, Camila construiu uma sólida carreira em grandes empresas, onde atuou em áreas que exigiam habilidade para conciliar planejamento estratégico e execução. Contudo, momentos de frustração e criatividade a fizeram perceber que era possível criar uma marca que desse a ela os desafios que ela buscava, mas em um negócio seu.
"Sempre acreditei que cozinhar vai além de uma necessidade – é um momento de conexão e criatividade. A Sachê veio para resgatar a importância e protagonismo dos ingredientes desidratados, tão importantes na história da humanidade desde antes da Rota das Especiarias, que teve seu auge no século XV e tem sido esquecido pelas pessoas sem abrir mão da qualidade, praticidade e autenticidade", compartilha Camila. Para atingir esse objetivo, ela combinou sua expertise em negócios e marketing com um olhar minucioso para o desenvolvimento de produtos e inteligência na criação de combinações de temperos.
Sem sócios, a empreendedora apostou em recursos próprios e empréstimos para tirar o projeto do papel, encarando de frente dificuldades como falta de crédito e prazos apertados. Além disso, ela assumiu múltiplos papéis, desde a gestão financeira até a logística e o desenvolvimento de estratégias de marketing. Um dos principais diferenciais da Sachê é sua abordagem criativa e adaptável. Ao nomear os produtos com números em vez de títulos tradicionais, a marca incentiva o uso livre e experimental, sem limitar os consumidores a aplicações específicas. "Queremos que as pessoas explorem sua criatividade na cozinha, sem medo de ousar. É sobre resgatar a conexão com o ato de cozinhar e com os sabores que alimentam memórias e afeto", afirma Camila.
A marca, que inicialmente será comercializada no site oficial e em marketplaces como Amazon e Mercado Livre, planeja chegar aos principais supermercados do Brasil até dezembro de 2025. Ter feito intercâmbios financiados pelos governos canadense e norte-americano fez Camila querer levar o Brasil para o mundo. Para os próximos cinco anos, a expansão internacional também está nos planos, levando a proposta de temperos saudáveis e saborosos para outros mercados. "A Sachê é mais do que uma marca de temperos desidratados, é um reflexo da minha crença de que empreender é transformar desafios em oportunidades e criar algo que faça a diferença na vida das pessoas", conclui a empreendedora.
Com sua liderança, Camila está redefinindo o papel do empreendedorismo feminino no Brasil, mostrando que é possível aliar talento, propósito e inovação para impactar positivamente o mercado e o cotidiano dos consumidores.
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Mariana Sarubby Gonzalez
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