Brasil, novembro de 2024: O papel dos pequenos negócios no desenvolvimento econômico brasileiro é cada vez mais evidente. De acordo com o SEBRAE, microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) representam uma força motriz na economia nacional. Entre os destaques está o empreendedorismo feminino, que vem mostrando uma ascensão significativa nos últimos anos.
Segundo dados do IBGE, no quarto trimestre de 2023, as mulheres representaram 33,9% dos donos de negócios no Brasil, totalizando mais de 10 milhões de donas de negócios. Entre os 12 milhões de MEI ativos no país, 46,1% são empreendimentos femininos, somando mais de 5,6 milhões em junho de 2024. Esse número dobrou nos últimos dez anos, passando de 2,17 milhões em 2014 para o patamar atual.
No Espírito Santo, essa força empreendedora também é evidente. Cerca de 35,3% dos 595 mil empreendedores no estado são mulheres. Iniciativas como o programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE/ES, têm contribuído para melhorar o ambiente de negócios, com um crescimento de 77,5% no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) nos últimos três anos. Esse avanço reflete um estado mais preparado para apoiar micro e pequenos negócios, especialmente aqueles liderados por mulheres.
Magda Volpini de Oliveira Souza é um exemplo dessa transformação no Espírito Santo. Aos 56 anos, casada, mãe de duas filhas e avó de três netos, Magda sempre manteve o espírito empreendedor. “Meu pai era comerciante. Cresci nesse meio. Acho que está no sangue. Trabalhei no Banco do Brasil, saí para trabalhar junto com meu marido, na nossa empresa no ramo de madeiras”, conta.
Ao longo dos anos, Magda alimentou o sonho de investir em um negócio próprio na área de alimentação saudável. “Sempre acreditei no potencial desse mercado. Depois de muita pesquisa, vi que a Bio Mundo era a melhor escolha, pela estrutura que oferece aos franqueados e pela relevância no segmento de alimentos saudáveis. Inauguramos nossa primeira unidade em Cachoeiro de Itapemirim, e já estamos preparando a segunda loja em Guarapari. No ano que vem, será a vez de São Paulo”, comemora.
A Bio Mundo, que já conta com mais de 170 lojas em 22 estados, é reconhecida por oferecer suporte robusto aos franqueados, desde treinamentos até estratégias de marketing. Magda destaca esse apoio como fundamental para o sucesso. “A Bio Mundo entende que cada franqueado tem uma história única. Eles não apenas fornecem um modelo de negócios estruturado, mas também acreditam no potencial de quem está do outro lado. Isso faz toda a diferença para quem, como eu, quer transformar um sonho em realidade”, afirma a empresária, que acaba de inaugurar sua loja na Rua Konrad Adenauer, nº 2, bairro Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATHALIE MARIA OLIVEIRA SILVA
[email protected]