23/12/2024 às 13h24min - Atualizada em 26/12/2024 às 08h00min

ViaMobilidade e ViaQuatro formam primeira turma de Mulheres Aprendizes na Manutenção em parceria com o Senai

Alunas saem preparadas para executar atividades de manutenção nos diversos sistemas metroferroviários

PAULO MATHIAS NETO
ViaMobilidade
ViaMobilidade
São Paulo, dezembro de 2024 – Focada em ampliar a diversidade e aprimorar o mercado de trabalho do setor metroferroviário, a parceria da ViaMobilidade e ViaQuatro com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a formação de mulheres aprendizes celebra mais uma importante etapa. Na última quinta-feira (19), as concessionárias formaram a primeira turma de estudantes do curso de mecatrônica, permitindo que as formandas comecem uma nova etapa nas suas carreiras.
 
Durante o curso, que tem duração de dois anos e certifica como técnica de manutenção, as alunas estudam mecânica, eletrônica, automação e programação e são preparadas para executar atividades de manutenção nos diversos sistemas metroferroviários. Com o término do curso, elas estão capacitadas para desenvolver, implementar e manter máquinas automáticas.
O Senai ficou responsável pela parte teórica. Nas aulas práticas, oferecidas pela ViaMobilidade e ViaQuatro, as aprendizes integram diversas áreas, participando de um rodízio semestral entre os departamentos, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos e consolidar o aprendizado. Suas atividades incluem a realização de manutenções preventivas e corretivas, a elaboração de relatórios técnicos, o acompanhamento de processos e atividades operacionais.

Letícia Azevedo, 23 anos, conta uma pouco de sua experiência. “Na área de energia, fiquei mais na parte administrativa aprendi as rotinas do trabalho, a importância do respeito e da observação. Era uma área de atividades de maior risco. Quando fui para sinalização, pude aprender mais a parte prática e executei mais as atividades. Todas as pessoas da ViaMobilidade têm a característica de explicar sobre as tarefas e o trabalho tornando o ambiente muito receptivo e acolhedor. Se você tem alguma dúvida, eles param para te ensinar”, declara.
 

Já Ester Silva, 23, disse que aprendeu até com os equipamentos. “Eu trabalhava na oficina de material rodante e tinha um equipamento, o exaustor, que eu tinha dificuldade de consertar. Toda vez que eu errava, chamava um colega e ele me explicava como arrumar. Isso me passou um ensinamento que aprendemos com os erros também. Para mim, estar na ViaMobilidade é maravilhoso. Nunca pensei em trabalhar com manutenção, mas gostei muito e me encontrei”, comenta.
 

De acordo com Ligia Brancani Moita de Andrade, coordenadora da Academia CCR, já existe a chance de as aprendizes entrarem no mercado de trabalho e boa parte delas poderá ser contratada pelas próprias concessionárias. “A parceria busca não apenas proporcionar a formação dessas jovens, mas criar oportunidades para que continuem a trilhar uma carreira promissora, contribuindo também para aumentar a diversidade no setor da mobilidade urbana”, conclui.

A parceria entre Senai e as concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro deu tão certo que já está em curso a segunda turma e a terceira terá início no próximo ano. 

Vagas do programa Mulheres na Manutenção em São Paulo são divulgadas pela plataforma Gupy (Link) As interessadas podem se inscrever para o Banco de Talentos pelo Link. Para participar, é necessário ter entre 18 e 22 anos de idade, ensino médio concluído e residir em São Paulo ou região e ter feito o curso no Senai.

Diversidade e inclusão: uma prioridade estratégica para o Grupo CCR    

O Grupo CCR, que administra as concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro, tem dedicado esforços voltados a promover um ambiente de trabalho cada vez mais plural e inclusivo. A presença feminina no grupo está em crescimento, e atualmente, as mulheres representam 37% do quadro de colaboradores, 37,8% em posições de liderança. Além disso, 37,7% das posições de diretoria são ocupadas por mulheres.

Um dos resultados das medidas adotadas pelo grupo é a recente contratação de mais 14 operadoras de trens para a Linha 5-Lilás de metrô, o que elevou para 39,28% a presença de mão de obra feminina na área de tráfego, superando a média nacional de 25% de mulheres no setor metroferroviário.

Por meio de ações afirmativas como essas, parcerias com instituições e processos internos focados em garantir equidade de remuneração e oportunidades, o Grupo CCR reafirma seu compromisso em aumentar a participação feminina em todos os níveis da empresa, incluindo funções tradicionalmente ocupadas por homens, como as áreas de operação e manutenção.

"Essas iniciativas buscam não apenas promover a inclusão, mas, acima de tudo, reforçar nosso compromisso com o respeito incondicional e a valorização da brasilidade. Nosso objetivo é criar um ambiente de trabalho seguro que favoreça o aumento da representatividade feminina no setor de mobilidade urbana, garantindo, assim, maior acesso a oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional”, destaca Francisco Pierrini, diretor de Operações da CCR Mobilidade SP. 

Programa Mulheres na Manutenção também no Nordeste

Desde 2022, a CCR Metrô Bahia trabalha para aumentar as contratações de mulheres. Atualmente, graças a essa iniciativa, 65 mulheres atuam no setor, das quais 11 ocupam posições de liderança.

Esse projeto ressalta a urgência e o potencial da inclusão feminina no setor. "O programa da CCR Metrô Bahia tem contribuído para um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo, oferecendo oportunidades para mulheres, sobretudo em cargos de liderança", ressalta Juliana Romão, gerente-executiva de Manutenção da CCR Metrô Bahia. 

Entre as ações promovidas estão a abertura de vagas exclusivas para mulheres, inclusive para cargos de liderança; a visita de colaboradoras da Manutenção a escolas técnicas, de engenharias e áreas afins para promover palestras e debates sobre o mercado de trabalho na área; a elaboração de um projeto de desenvolvimento de curso de formação metroviária para mulheres; e a sensibilização dos atuais colaboradores sobre a importância da diversidade na área de manutenção. "Antes, tínhamos dificuldade para atrair mulheres para os times de manutenção. Em seleções passadas, o percentual de inscrição ficava abaixo de 5%. Com o programa, esse cenário mudou", detalha Juliana, destacando a importância da diversidade de ideias para transformar as organizações.

+++

ViaQuatro  
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô em São Paulo e o primeiro contrato de parceria público-privada (PPP) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.  

ViaMobilidade – Linhas 5 e 17  
A ViaMobilidade – Linhas 5 e 17 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a zona sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. A linha 17 está em implantação. 

ViaMobilidade – Linhas 8 e 9
A ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Bruno Covas-Mendes/Vila Natal a Osasco, possui 20 estações.

+++

Informações à imprensa  
FSB Comunicação  
[email protected] 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PAULO MATHIAS NETO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.