É provável que você já tenha ouvido falar que estudar em escola bilíngue torna o aluno mais inteligente. Juntando isso ao desejo de oferecer aprendizagem de inglês aos seus filhos e filhas e garantir fluência neste idioma universal, a busca por escolas bilíngues teve um crescimento de 10% no Brasil em um período de 5 anos, sendo 64% concentrados no ano de 2023, segundo dados da ABEBI, Associação Brasileira do Ensino Bilíngue, e do MEC. Defato uma educação bilíngue de qualidade desenvolve um aluno que apresenta: maior agilidade e variedade de estratégias na resolução de problemas; facilidade de adaptação a diferentes contextos; maior empatia com relação à diversidade cultural; e maior capacidade de foco e atenção.
Segundo pesquisa divulgada pelo International Journal of Bilingualism (2018), o bilinguismo tem um impacto positivo no desenvolvimento das funções executivas em crianças e adolescentes (The impact of bilingualism on executive function in adolescents, Chung-Fat-Yim, Himel e Bialystok). O que isso significa exatamente?
Há algumas habilidades com as quais não nascemos e que precisamos desenvolver ao longo da vida, pois são essas habilidades que nos capacitam a lidar com os desafios da vida. Essas habilidades podem e devem ser ensinadas para formar a base da nossa autorregulação, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Três dessas habilidades fundamentais no nosso desenvolvimento cognitivo são chamadas de funções executivas: flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e controle inibitório.
Quando nos deparamos com atividades complexas do dia a dia, são as funções executivas que nos ajudam a manter o foco e planejar estratégias para um bom resultado na resolução de problemas. Dentro do nosso cérebro, as funções executivas agem gerenciando e coordenando várias ações que acontecem simultaneamente. A flexibilidade cognitiva nos ajuda a manter foco em uma atividade importante enquanto lidamos com algumas atividades secundárias que ocorrem ao mesmo tempo. Memória de trabalho é a capacidade de lembrar e usar informações importantes. Controle inibitório é a habilidade de pausar e pensar antes de agir; nos ajudando a agir sem impulsividade, além de nos manter em uma atividade e nos auxilia a traçar objetivos e executá-los. As funções executivas ajudam os alunos a aprender e ter sucesso acadêmico com a resolução de problemas matemáticos, seguir instruções, ler, praticar esportes e solucionar conflitos.
A experiência dos bilíngues em gerenciar a atenção entre duas línguas como partes integrantes do sistema de linguagem dentro do cérebro faz com que esses alunos tenham um treinamento apurado em atenção seletiva, elemento crucial para desenvolvimento de função executiva. Mesmo quando esses estudantes bilíngues precisam usar apenas uma língua, ainda assim o repertório de linguagem de ambas as línguas, português e inglês, são ativados dentro do cérebro. Dessa forma, esses bilíngues precisam recrutar mecanismos de seleção para direcionar a atenção para a língua que precisa ser usada.
Concluindo, se seu filho tem exposição à educação bilíngue, certamente será beneficiado com relação ao desenvolvimento de suas funções executivas e, consequentemente, terá um melhor desempenho no desenvolvimento de atividades quando comparado a alunos monolíngues, apresentando agilidade na resolução de problemas.
*Bianca Callegher é coordenadora Bilíngue do Progresso Bilíngue - Santos
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BARTIRA BETINI NUNES
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