Por Matheus Batista
Uma das grandes verdades nos tempos em que vivemos é que há, de forma generalizada, algo que podemos chamar de “medo de ficar de fora”, ou “fear of missing out”. Isso se aplica, principalmente, por conta da forte influência das redes sociais na vida de todos e de uma intensa onda de informações pela qual somos impactados diariamente.
Quando voltamos os olhares para alguns setores que movimentam a economia, o da saúde é um dos que mais sofreram impactos da transformação digital atual. Portanto, profissionais médicos e dentistas devem, obrigatoriamente, acompanhar as tendências digitais para crescer e aumentar as receitas de suas clínicas.
De acordo com estudo da Doctoralia, cerca de 90% dos pacientes pesquisam online e levam a reputação digital dos profissionais de saúde em consideração antes de contratar um serviço. Esse dado reforça que, caso o médico ou dentista não se atente ao perfil do novo paciente e aposte em recursos digitais, ficará, invariavelmente, de fora da concorrência.
Para auxiliar nessa missão, vou listar alguns pontos de atenção para quem deseja se destacar:
Inteligência artificial: essa é, sem dúvidas, a bola da vez e, portanto, é preciso pesquisar e entender qual é a melhor IA para cada necessidade e como aplicá-la de forma correta. Um bom caminho para começar pode ser usar recursos de IA para otimizar dados e informações da clínica, gerando insights preciosos para as tomadas de decisões;
Social Selling: esse é um recurso muito interessante para fazer um bom uso das redes sociais, já tão presentes na vida dos pacientes. Essa prática é boa para apostar em recursos de vendas no ambiente digital, apostando em personalização cada vez mais customizada;
Micro influenciadores: que os influenciadores são ótimos recursos para vendas, não é novidade. Mas nem sempre apostar nos grandes influenciadores de massa é uma boa estratégia. Muitas vezes, é mais interessante fazer o uso da autoridade do próprio profissional nas redes sociais, como dentista/médico, onde ele mesmo tem liberdade e conhecimento aprofundado para gravar os próprios vídeos, com o objetivo de repassar conteúdo e conscientização;
Conteúdo é rei: por fim, não posso deixar de reforçar que o conteúdo é rei há alguns anos e continua sendo! Portanto, invista em roteiro, vídeos e edição de qualidade para levar conteúdo relevantes e de forma gratuita para o público que deseja atingir.
Matheus Batista é sócio e head de operações da ICOM Marketing, maior agência especializada em gerar escala e crescimento do faturamento de clínicas odontológicas no Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renniê Paro
[email protected]