19/12/2024 às 18h08min - Atualizada em 22/12/2024 às 08h07min

Projeto cultural para jovens da Fundação CASA de Rio Preto recebe prêmio do CNJ

Projeto Pardal beneficiou mais de 90 adolescentes em medidas socioeducativas nos últimos dois anos; Iniciativa visa desenvolvimento pessoal por meio da cultura

MATHEUS VINICIUS
Divulgação/FCASA
O Projeto Pardal, que promove a reintegração social e o desenvolvimento de adolescentes em medidas socioeducativas, recebeu o Prêmio Prioridade Absoluta 2024, na categoria Magistratura, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (18/12), na sede do CNJ, em Brasília, e contou com a presença do coordenador pedagógico da Fundação CASA de São José do Rio Preto, Matheus Chagas Garcia Sant’Ana.

A iniciativa oferece aos jovens a oportunidade de participar de atividades culturais, como visitas monitoradas a pontos culturais, oficinas de artes plásticas, música, literatura e teatro, além do CASA Fest – um concurso com premiação para os internos da Fundação CASA nas modalidades de literatura, dança, música e artes visuais. Desde 2023, mais de 90 adolescentes foram beneficiados pelo projeto, oferecendo novas perspectivas e estimulando o desenvolvimento pessoal dos participantes.

O Projeto Pardal é uma parceria entre a Fundação CASA, por meio da Divisão Regional Oeste (DRO), a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, representado pela Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto.

"A premiação é um reconhecimento do impacto positivo que o Projeto Pardal tem na vida dos nossos adolescentes. A cultura se mostrou uma ferramenta poderosa para a transformação social, proporcionando aos jovens a oportunidade de se reconectar com a sociedade e de construir um futuro promissor", destacou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

Alexandre de Assis Souza, diretor do CASA São José do Rio Preto, acrescentou: "O sucesso deste projeto reflete o empenho de todos os envolvidos. Ver o impacto positivo na vida dos adolescentes e saber que estamos contribuindo para sua reintegração e futuro é motivo de grande orgulho para todos nós".

O Prêmio Prioridade Absoluta é destinado a ações inovadoras e eficazes que promovem e valorizam os direitos de crianças, adolescentes e jovens. O reconhecimento do CNJ reforça a importância de iniciativas como o Projeto Pardal, que contribuem para o processo de reintegração social e para a construção de novas oportunidades para os jovens.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
 
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.