O Projeto Pardal, que promove a reintegração social e o desenvolvimento de adolescentes em medidas socioeducativas, recebeu o Prêmio Prioridade Absoluta 2024, na categoria Magistratura, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia de entrega aconteceu nesta terça-feira (18/12), na sede do CNJ, em Brasília, e contou com a presença do coordenador pedagógico da Fundação CASA de São José do Rio Preto, Matheus Chagas Garcia Sant’Ana.
A iniciativa oferece aos jovens a oportunidade de participar de atividades culturais, como visitas monitoradas a pontos culturais, oficinas de artes plásticas, música, literatura e teatro, além do CASA Fest – um concurso com premiação para os internos da Fundação CASA nas modalidades de literatura, dança, música e artes visuais. Desde 2023, mais de 90 adolescentes foram beneficiados pelo projeto, oferecendo novas perspectivas e estimulando o desenvolvimento pessoal dos participantes.
O Projeto Pardal é uma parceria entre a Fundação CASA, por meio da Divisão Regional Oeste (DRO), a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, representado pela Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto.
"A premiação é um reconhecimento do impacto positivo que o Projeto Pardal tem na vida dos nossos adolescentes. A cultura se mostrou uma ferramenta poderosa para a transformação social, proporcionando aos jovens a oportunidade de se reconectar com a sociedade e de construir um futuro promissor", destacou a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
Alexandre de Assis Souza, diretor do CASA São José do Rio Preto, acrescentou: "O sucesso deste projeto reflete o empenho de todos os envolvidos. Ver o impacto positivo na vida dos adolescentes e saber que estamos contribuindo para sua reintegração e futuro é motivo de grande orgulho para todos nós".
O Prêmio Prioridade Absoluta é destinado a ações inovadoras e eficazes que promovem e valorizam os direitos de crianças, adolescentes e jovens. O reconhecimento do CNJ reforça a importância de iniciativas como o Projeto Pardal, que contribuem para o processo de reintegração social e para a construção de novas oportunidades para os jovens.
Sobre a Fundação CASA A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em:
https://fundacaocasa.sp.gov.br/.