Uma iniciativa que possibilita a alunos e professores trabalharem a importância do autocuidado e do brincar seguro, ao mesmo tempo em que abordam temas transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenvolvem competências, como o protagonismo e o trabalho em equipe. Assim é o projeto Brincando com Pipas, que encerra o primeiro dos três anos de atuação em cinco escolas da rede pública de Guarulhos.
Realizado pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral - com patrocínio da EDP, distribuidora de energia de Guarulhos, e incentivo do Ministério da Cultura, o Brincando com Pipas incluiu encontros formativos com professores, a distribuição de 5 mil exemplares do livro “Sofi, a Pipa Bailarina” e a implementação de ações “mão na massa” para a garotada. Guarulhos foi a cidade escolhida para a realização do projeto por ter alto índice de ocorrências nas redes elétricas relacionadas às pipas e a orientação sobre a brincadeira segura se tornar ainda mais importante.
“Organizados em ligas e orientados pelos professores, os alunos tiveram o desafio de criar ações que ajudassem a levar à comunidade escolar e à sociedade em geral conceitos fundamentais, não apenas sobre o brincar seguro, mas sobre temas como meio ambiente e sustentabilidade”, conta Taciana Begalli, coordenadora do Brincando com Pipas na Evoluir. “Todos se engajaram nesse propósito e foi muito bacana ver a criatividade e diversidade das ações, que vão de programas de rádio, telejornal até o desenvolvimento e divulgação de espaços de lazer seguros, inclusive com uma horta construída pelos alunos. Contamos também com a parceria da Secretaria de Educação, que disponibilizou profissionais capacitados para apoiarem as oficinas”.
“O Projeto Brincando com Pipas trabalha de forma contínua ao longo do período letivo, com iniciativas distintas para envolver a comunidade escolar na transformação de hábitos. A EDP entende seu papel social e, por meio de parcerias como essa, busca estar presente nos territórios de sua atuação com ações que geram impacto positivo”, destaca Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP.
“O projeto Brincando com Pipas trouxe uma oportunidade maravilhosa para os alunos, possibilitando a eles experiências práticas de criação e expressão, além de um engajamento notável”, diz a Vilma Ricardo Dias, professora de Educação Básica da EPG Dorcelina de Oliveira. “Eles participaram com muito entusiasmo desde as pesquisas até a construção das pipas. O impacto vai além do aprendizado prático, pois ele fortalece os laços dentro da comunidade escolar e reforça a importância do brincar como um direito, trazendo leveza e ludicidade. Esses momentos são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, favorecendo a socialização e a construção de memórias afetivas ligadas à escola. Esse tipo de projeto, sem dúvida, valoriza a escola como um espaço de aprendizado, convivência e construção de sonhos”.
“É com muito prazer que inseri o projeto Brincando com Pipas no currículo dos meus educandos do 4°ano C”, diz a professora Vanessa A. Conceição, da EPG Paulo Autran. “No início, a ideia era inferir com as crianças o brincar seguro, suas habilidades e saberes que pela ludicidade podemos proporcionar a eles. Mas fui surpreendida com todo o desenvolvimento do projeto, os conhecimentos despertados, as vivências, o aumento de responsabilidade social que eles adquiriram. E foi maravilhoso ver a comunidade envolvida nas relações de sustentabilidade e autonomia em relação aos espaços seguros para o melhor desenvolvimento de todos”, completa.
Conheça as ações desenvolvidas pelos alunos da rede pública de Guarulhos no projeto Brincando com Pipas em 2024
Escola: EPG - Cora Coralina
Nome da liga: Cora Revoada
Nome do projeto: Poluição nas Redes elétricas: Um Alerta para Todos
Ação – Elaboração de um telejornal, uma história em quadrinhos e um jornal impresso que mostrem os problemas do bairro e promovam a sensibilização sobre os perigos da poluição na rede elétrica.
Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar e os moradores do bairro sobre os riscos e impactos da poluição na rede elétrica, causada por galhos de árvores, linhas de pipa, cabos inutilizados e outros detritos, buscando reduzir esses problemas e garantir um ambiente mais seguro e uma rede elétrica mais eficiente.
Escola: EPG - Amadeu Pereira
Nome da liga: Equipe Amadeu no Ar
Nome do projeto: Brincando na quadra
Ação: Gincana com atividades e brincadeiras relacionadas ao brincar em segurança, possibilitando a utilização e divulgação do espaço, Objetivo: Mostrar as possibilidades de lazer da quadra próxima à escola mas pouco utilizada, promovendo o brincar em segurança por meio de uma gincana que incentive o uso do espaço pela comunidade escolar e que mobilize aprendizagens desenvolvidas ao longo do projeto
Escola: EPG - Paulo Autran
Nome da liga: Equipe Linha 4
Nome do projeto: Sustentabilidade e segurança na escola
Ação: Criação do Cantinho da Sustentabilidade, com horta vertical e composteira e pequeno espaço de lazer seguro com indicações de brincadeiras seguras
Objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar sobre práticas sustentáveis, sobre o cuidado com o espaço comum e o brincar em segurança, abordando a existência de locais adequados para a prática.
Escola: EPG - José Carlos da Silva Professor
Nome da liga: Equipe Grupo Raio
Nome do projeto: Brincar Seguro: O poder das mãos limpas
Ação: Rádio escolar e placas informativas colocadas em locais estratégicos da escola sobre hábitos de higiene e que buscam divulgar a importância de manter as mãos limpas antes e depois das brincadeiras, para previnir doenças e garantir um ambiente seguro. A rádio também tem em sua programação diversas dicas sobre o brincar seguro como, por exemplo, locais adequados para brincar com pipa.
Objetivo: Utilizar a rádio escolar como um canal educativo para sensibilizar os alunos sobre a importância do brincar em segurança e placas informativas que destaquem a higiene pessoal como um fator essencial para brincar de forma segura e de autocuidado.
Escola: EPG - Dorcelina de Oliveira
Nome da liga: Asas de Dorcelina
Nome do projeto: Asas de Dorcelina: Cuidando da escola
Ação: Rádio que traz informações sobre os cuidados a serem tomados para um ambiente limpo e seguro na escola, além da sensibilização para o brincar em segurança evitando acidentes.
Objetivo: Melhorar a segurança e a qualidade do ambiente escolar através da sensibilização para as boas práticas, promovendo um espaço mais limpo e seguro para as atividades escolares, incluindo as brincadeiras.
Sobre o Brincando com Pipas
Criado e executado pela Evoluir desde 2018, o projeto Brincando com Pipas visa contribuir com o desenvolvimento integral de educadores e estudantes ao propor transformações positivas em hábitos e comportamentos que impactam o território onde estão inseridos. Isso inclui a sensibilização para a prática do cuidado consigo e com o outro, e para o exercício do protagonismo, ao buscarem soluções para garantir a segurança ao brincar e reduzir os riscos de acidentes com a rede elétrica local causados por pipas.
Com conteúdo direcionado pela metodologia pedagógica da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), abrange a capacitação dos educadores para que possam desenvolver atividades em sala de aula e a realização de ações lúdicas junto à comunidade escolar. Ao mesmo tempo em que confeccionam sua pipa, os estudantes aprendem sobre conceitos da física, arte e história, além do uso consciente da energia elétrica e da importância de valores como a ética e a cidadania para um futuro sustentável. Em linha com quatro ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) - ODS 3 - Saúde e Bem-Estar, ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 10 - Redução das Desigualdades e ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis - já beneficiou mais de 6 mil alunos da rede municipal de ensino de Guarulhos.
Sobre a EDP South America
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul - Brasil, Chile e Colômbia - a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar pensamentos e sentimentos com nitidez por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global. Saiba mais: www.evoluir.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIO DESPONTIN MALVEZZI
[email protected]