Os brasileiros passam, em média, 9 horas e 13 minutos por dia conectados nas redes sociais, segundo estudo recente das plataformas We Are Social e Meltwater. De acordo com projeções divulgadas pelo Influencer Marketing Hub, o mercado de creators deve fechar 2024 com uma movimentação de cerca de US$ 24 bilhões em todo o mundo, e a previsão é de crescimento exponencial até 2025. Nesse cenário, é comum que cada vez mais pessoas tenham a possibilidade de transformar o consumo digital em carreira como criador de conteúdo. Contudo, dar o primeiro passo e se destacar nesse mercado competitivo é um desafio.
Pensando nisso, a BrandLovrs, empresa de tecnologia que conecta criadores de conteúdo a grandes marcas, reuniu insights e listou as principais tendências essenciais para quem deseja tirar do papel o sonho de transformar a criação de conteúdo em fonte de renda.
“As redes sociais democratizaram o acesso à criação de conteúdo, mas também elevaram o nível de exigência do público e das marcas. Para se destacar, os creators precisam ir além de produzir conteúdo de qualidade, devem estar atentos às mudanças no comportamento do público e às inovações no mercado,” comenta Rapha Avellar, CEO e fundador da BrandLovrs.
Entre tantos criadores de conteúdo em diferentes nichos, o que traz destaque é a autenticidade. Por isso, é importante ser você mesmo e não ter medo de mostrar sua personalidade. No mundo onde tudo se copia, quem consegue se diferenciar e criar novas tendências terá sucesso.
Ao começar sua trajetória como creator, é fundamental entender qual será o seu nicho. Para isso, é fundamental entender exatamente os interesses, necessidades e comportamentos do público que deseja atingir. Ferramentas e dados das redes sociais são essenciais para obter insights valiosos e, cada vez mais, intensificar as conexões com sua comunidade.
Quando começar a construir sua base de seguidores, mantenha-se próximo e conectado com cada uma das pessoas. Gerar um senso de pertencimento é crucial. Interaja com seu público, responda aos comentários, mensagens diretas e crie grupos de transmissão. Essas ações ajudam a intensificar a proximidade, construindo uma relação honesta de transparência, confiança e fidelidade com seu público.
Esteja presente nas plataformas que fazem sentido para seu nicho, mas sem limitar suas oportunidades. Explore diferentes formatos e públicos, como TikTok, Instagram, YouTube e até newsletters ou blogs. A diversidade de plataformas não só amplia seu alcance, mas também ajuda a proteger sua relevância caso uma plataforma perca força.
O sucesso como creator exige mais do que criatividade: é preciso acompanhar de perto as métricas do seu conteúdo. Avalie quais postagens geram mais engajamento, quais formatos são mais atrativos e como seu público interage ao longo do tempo. Use essas informações para ajustar suas estratégias, escalar o que funciona e melhorar (ou eliminar) o que está ruim.
Relacionar-se com marcas que compartilham seus valores é essencial para ganhar confiança e aumentar sua credibilidade. Foque em construir parcerias autênticas, onde sua identidade como criador esteja alinhada à mensagem da marca. Essas parcerias criam benefícios mútuos, sendo reconhecidas e valorizadas tanto por você quanto pelo seu público.
Para quem está começando, a parceria com marcas pode parecer distante, mas a tecnologia pode ajudar. O app da BrandLovrs conecta criadores a marcas que buscam creators para divulgar seus produtos ou serviços, independentemente do número de seguidores que o perfil tenha. O processo de utilização do app – disponível para iOS e Android – é simples e intuitivo. Basta o criador de conteúdo se cadastrar na plataforma, fornecer informações sobre seu perfil, interesses e público, e explorar as diversas campanhas disponíveis. Através da plataforma, mais de 200 mil creators estão construindo relacionamentos autênticos e mutuamente benéficos com grandes marcas, impulsionando campanhas de marketing cada vez mais eficazes.
Uma dessas creators que conseguiu alavancar a carreira com o apoio da BrandLovrs foi Sarah Mesquista (@ssarahmsqs). “Fechar a primeira publi com a BrandLovrs foi o pontapé que eu precisava para continuar na minha carreira como criadora de conteúdo, porque eu acho que todo mundo passa por algum momento de se questionar se é um bom caminho, se está fazendo a coisa certa. Considerando que eu tinha menos de 3 mil seguidores na época, tive a prova de que não fechei a publi pela quantidade de seguidores, mas sim pela qualidade do meu conteúdo, e isso era o que eu precisava para realmente perceber que eu sou capaz”, relata a criadora.
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GABRIELA CARDOSO DO NASCIMENTO
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