13/12/2024 às 19h15min - Atualizada em 17/12/2024 às 08h07min
Avantia vence licitação para implementar soluções de segurança eletrônica no Porto de Santos
Empresa foi selecionada para dois dos quatro lotes da Autoridade Portuária de Santos (APS), com foco em câmeras térmicas e atualização de sistemas em áreas críticas e de alto risco
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divulgação A Avantia, uma das empresas líderes em tecnologia para segurança no Brasil, acaba de conquistar dois dos quatro lotes do processo licitatório promovido pela Autoridade Portuária de Santos (APS) para modernizar a segurança do maior porto da América Latina. Os lotes englobam a instalação de câmeras térmicas de última geração e a atualização tecnológica em áreas estratégicas e sensíveis da estrutura portuária, como o canal de navegação e o cais da Região do Alemoa, que possui classificação de risco de explosão. As Implantações começaram em novembro de 2024 e devem ser finalizadas em até 6 meses.
Segundo Bruno Carvalho, sócio e diretor comercial da Avantia para o setor público e de energia, esse é um projeto de alto padrão técnico e importância estratégica para o Porto de Santos, e ele só pôde ser viabilizado devido ao empenho de nossas equipes de engenharia de soluções e do setor comercial, que construíram uma solução robusta e à altura das demandas de um cliente como a APS. “O Porto de Santos é um ativo logístico de enorme valor para o Brasil, e estamos muito satisfeitos em poder contribuir com nossa expertise para elevar o padrão de segurança do local.”, revela o executivo.
No Lote 1, a principal motivação da APS foi desenvolver um sistema para detectar pequenas embarcações que eventualmente invadem o perímetro do porto, especialmente, à noite uma vez que o monitoramento dessas áreas portuárias é essencial para garantir a segurança das operações. Para isso, a Avantia propôs e irá fornecer câmeras térmicas de longa distância que cobrirão integralmente o canal portuário de Santos. “Esse tipo de equipamento requer certificação militar para instalação e operação, qualificando apenas empresas com grande expertise, como a Avantia, para a execução do serviço”, explica Carvalho.
Já no Lote 3, localizado no cais da Região do Alemoa, a APS necessitava de uma atualização tecnológica para substituir equipamentos antigos. A área, classificada com risco de explosão, exige dispositivos com alto padrão de segurança. O projeto da Avantia se destacou por fornecer soluções modernas, prontas para atuar em ambientes críticos e de risco. “Nossa experiência no setor, iniciada em Suape (PE), demonstra que a Avantia está preparada para fornecer tecnologias específicas e seguras para áreas classificadas, ampliando nossa atuação para o Porto de Santos e consolidando nossa presença nesse mercado tão exigente,” ressalta o profissional.
A licitação envolveu quatro lotes ao todo, e a Avantia focou sua atuação nos dois voltados à tecnologia de monitoramento e atualização de segurança. Durante o processo, a APS unificou os dois lotes e a solução da Avantia foi vencedora.
O contrato assinado prevê uma garantia de 5 (cinco) anos para os equipamentos e 12 (doze) meses para as obras civis, com prazos de instalação de até 120 dias para o Lote 1 e 180 dias para o Lote 3. Não há previsão de manutenção inclusa no contrato, o que demonstra a confiança da APS na qualidade dos sistemas oferecidos pela Avantia.
Essa conquista fortalece a posição da Avantia no setor de tecnologia em segurança e infraestrutura crítica, consolidando seu compromisso com inovação e excelência. “A licitação reafirma nossa capacidade de fornecer soluções seguras e tecnológicas para ambientes estratégicos e de alta exigência, como é o caso do Porto de Santos. Seguimos comprometidos em contribuir para a segurança e eficiência das operações portuárias no Brasil,” finaliza o sócio e diretor da Avantia. Sobre a Avantia (https://www.avantia.com.br/ ) - uma das líderes em tecnologia para segurança eletrônica, com mais de 26 anos de história. Atende clientes de todo o Brasil, com integração de sistemas e implementação de soluções próprias de tecnologia, baseadas em Inteligência Artificial. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCOS RODRIGO DA SILVA BARROS
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