GALUNION destaca os 5 Cs do foodservice entre os insights extraídos da SIAL Paris 2024

A consultoria brasileira especializada em foodservice realizou uma inédita Missão Técnica a uma das maiores feiras de inovação em alimentos e bebidas do mundo

DFREIRE COMUNICAçãO E NEGóCIOS
13/12/2024 17h46 - Atualizado há 1 mês
GALUNION destaca os 5 Cs do foodservice entre os insights extraídos da SIAL Paris 2024
Divulgação
A GALUNION realizou uma inédita Missão Técnica à SIAL Paris, uma das maiores feiras de inovação em alimentos e bebidas do mundo. Bianual, o evento que acontece desde 1964, foi realizado de 19 a 23 de outubro na capital francesa. Da missão comandada pela fundadora e CEO Simone Galante – que envolveu visita guiada à feira, palestras e visitas técnicas (VTs) a importantes empresas do setor – a consultoria brasileira especializada em foodservice extraiu 5 insights, nomeados de 5 Cs, como os pilares das principais tendências identificadas durante a missão e que estão moldando o futuro do mercado de alimentação globalmente.

Conceito é o primeiro dos 5 Cs. Próprio de cada marca, ele está cada vez mais relacionado à sua identidade e valores. Para Simone, “as marcas que definem claramente seu conceito e se alinham com as expectativas dos consumidores se destacam como uma tendência de diferenciação no mercado”.

Criatividade é o segundo, observada como um elemento essencial das estratégias relacionadas ao marketing, ao modo como se coloca um produto em evidência e se trabalha sua comunicação. “As marcas precisam conseguir se destacar porque estamos numa economia de atenção”, afirma a CEO da GALUNION, ressaltando que para isso elas precisam ser inovadoras, criando experiências e produtos que atraiam e envolvam os consumidores de maneira única. “A criatividade traz diversidade, o que abre para a indústria uma oportunidade enorme”, completa.

A Conveniência vem a seguir, destacando-se como uma tendência crescente com foco em soluções práticas, como produtos congelados, prontos, semiprontos e opções de “grab and go”. Tais soluções facilitam a operação de foodservice, proporcionando rapidez e eficiência na preparação do pedido e no atendimento ao cliente. Um ponto importante para um setor que, em todo o mundo, sofre com o déficit de mão de obra.

A Colaboração, o quarto insight, está se tornando cada vez mais comum entre empresas e marcas como uma tendência estratégica. Na visão de Simone, “parcerias criativas e colaborações entre marcas não só geram novas oportunidades de mercado, mas também fortalecem a imagem das empresas envolvidas”.

Quinto e último dos 5 Cs, o Cuidado se transformou em uma tendência central, seja com a saúde e bem-estar pessoal, com os colaboradores dentro das empresas, seja com os clientes. Sustentabilidade também entra nessa equação – afinal de contas, é preciso cuidar do planeta para que as pessoas sejam cuidadas. Além disso, ele se mostra vital para as organizações. Segundo a executiva da GALUNION, marcas que demonstram responsabilidade social e ambiental, e compromisso com o cuidado de todos os envolvidos ganham mais lealdade e confiança. Ainda de acordo com Simone Galante, “esses cinco Cs se mostram como um diferencial da marca ao longo do tempo”.

Visitas técnicas
O grupo da Missão GALUNION à SIAL realizou VTs a importantes marcas na França, detalhadas pela Conselheira e Advisor, Silvana Kalckmann. As visitas envolveram as operações das seguintes marcas: Pret a Manger, reconhecida por oferecer aos clientes conveniência, frescor e acessibilidade, além da colaboração, tendo alimentos porcionados e preparados pelos fornecedores-chave da marca (como a Délifrance); Ladurée, em evidência por atributos como marca, variedade, extensão de linha e presentes; Maille, caracterizada pela experiência, exclusividade e personalização; Ritz Le Comptoir, destacada por sua acessibilidade e qualidade; Cedric Grolet, pela exclusividade, artesanalidade e indulgência; IKEA (com área de alimentação em suas lojas), pela acessibilidade, conceito, qualidade e sabor proprietário; Communale, pelo entretenimento, variedade, conveniência e por compartilhar experiência, e Picard, por seu conceito, conveniência, acessibilidade, qualidade, personalização e variedade.

Os insights foram detalhados na 4ª edição do GALUNION Talks, que destacou o Pós-SIAL e o GALUNION Gratitude 2024, evento no qual a empresa agradece aos clientes, colaboradores e parceiros pelo trabalho conjunto durante o ano.

Em um painel exclusivo coordenado por Simone Galante, especialistas participantes da missão apresentaram os aprendizados e tendências trazidos da SIAL na webinar anual da GALUNION. Foram eles Adriana Vichino, da Unilever, Andre Jurgens Rios, da Business France Brasil, e Joice Fernandes, da Seara Alimentos. O público pôde acompanhar, ainda, as análises das palestras feitas por Nathália Royo, executiva da GALUNION responsavel por Inteligência de Mercado e Conteúdo.

O mergulho no mercado europeu e global de alimentação, realizado pela Missão GALUNION SIAL Paris 2024, mostra o valor dos “5 Cs” para construir negócios relevantes, que impactam positivamente os consumidores e geram valor para as marcas.

Encerrando o evento, Simone deixou a mensagem da Árvore da Gratidão da GALUNION em 2024: “Sabemos que infinitas possibilidades estão ao nosso redor. Que continuemos a crescer juntos, com raízes fortes, frutos esplêndidos e mentes inquietas”.
 

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CAROLINE SOUZA SANTOS GARCIA
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FONTE: DFreire
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