Cultura da experimentação, criatividade, aprendizado “maker”, incentivo ao protagonismo e novas tecnologias pedagógicas. Esses foram alguns dos temas abordados na jornada formativa promovida pelo projeto ArteLab para 40 educadores de seis escolas da rede pública de Horizontina (RS) e que deve beneficiar mais de 1.700 alunos no município.
Implementado pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e com o patrocínio da John Deere e apoio da Secretaria Municipal de Educação, o ArteLab traz para a educação integral todos os benefícios da chamada aprendizagem “maker”. Moderno recurso pedagógico, é uma técnica que convida os estudantes a literalmente colocarem a “mão na massa” como forma de desenvolver competências alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.
“Além de conceitos importantes para uma abordagem multidisciplinar de temas como o exercício da criatividade, cultura digital e pensamento computacional, nas 18 horas de atividades realizadas de maio a novembro os professores receberam ainda todas as orientações de como explorar em sala de aula os recursos da T-box, uma caixa com materiais para experiências práticas com os alunos que é doada pelo projeto”, conta Thaís Buratto, coordenadora do ArteLab na Evoluir.
Thaís acrescenta que, no último módulo de formação, os professores criaram um robô artista, inclusive com o uso de materiais recicláveis. “Também conversaram em grupos sobre os aprendizados e fizeram uma avaliação do ArteLab e suas possibilidades, além de compartilhar o interesse dos alunos pelas ações já implementadas. Tivemos ainda uma Feira Maker, onde os educadores expuseram suas criações ao longo da capacitação. Foi muito gratificante perceber o engajamento de todos e o entusiasmo em aplicar as atividades com os estudantes”.
“Os meus alunos receberam com curiosidade e interesse as atividades do ArteLab e, de forma interdisciplinar, criaram o ‘robô das emoções’. Vimos que é através dessa vivência e da experiência prática que a aprendizagem acontece”, conta Lidiane Grings, professora do 3ª ano da EMEF Espírito Santo. “Aprendemos o que faz sentido e nos toca, e o projeto, tendo como base a ‘mão na massa’, oportuniza esse aprender fazendo. Acredito que é uma proposta bem interessante e que trouxe e trará muitos aprendizados para os estudantes”.
Participaram desta edição do ArteLab em Horizontina as escolas EMEF Bela União, EMEF Carlos Gomes, EMEF Cristo Rei, EMEF Espírito Santo, EMEF Monteiro Lobato e EMEF Nelly Dahne Logemann.
Sobre o ArteLab
ArteLab é um projeto desenvolvido pela Evoluir que leva às escolas e organizações sociais uma metodologia de aprendizagem criativa e maker, apoiada no fazer lúdico e mão na massa. Estimula o desenvolvimento de habilidades e competências e de mentalidades curiosas, criativas e propositivas. Seu conteúdo agrega conceitos do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) - metodologia de ensino norte-americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão – e a técnica CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma nova abordagem do STEAM que trabalha a curiosidade, a pesquisa e a mão na massa. Tudo alinhado às competências da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
As chamadas T-Box, distribuídas às escolas, trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas. Os materiais de apoio englobam ainda o guia ArteLab – Experiência Criativa e a plataforma ArteLab online, para formação complementar, com conteúdo e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades. Também são entregues kits de programação, para apresentar a criançada ao mundo da tecnologia e estimular o desenvolvimento do pensamento computacional.
Sobre a John Deere
A Deere & Company é líder mundial no fornecimento de equipamentos para agricultura, construção e silvicultura. Ajudamos nossos clientes a superarem os limites do possível de maneiras mais produtivas e sustentáveis para permitir que a vida possa avançar. Os produtos tecnológicos, incluindo o Trator Autônomo 8R, o sistema de pulverização See & Spray™ e a Retroescavadeira elétrica são algumas das soluções para atender à crescente necessidade mundial por comida, abrigo e infraestrutura. A Deere & Company também oferece serviços financeiros por meio do Banco John Deere. Para mais informações sobre a Deere & Company, acesse https://www.deere.com.br/.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global. Saiba mais: www.evoluir.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIO DESPONTIN MALVEZZI
[email protected]