12/12/2024 às 08h27min - Atualizada em 12/12/2024 às 08h27min

Estudantes criam projeto digital inclusivo com tecnologia assistiva

Alunos do 9º ano da EMEF Josué de Castro utilizam programação e inovação para promover inclusão escolar e autonomia para colegas com deficiência.

Redação - Itaquera em Notícias
Informações: Prefeitura de São Paulo
Ilustrativa / Prefeitura de São Paulo
Alunos do 9º ano da EMEF Profº Josué de Castro, em Pirituba/Jaraguá, Zona Oeste de São Paulo, desenvolveram um projeto digital inclusivo como tarefa de fim de ano. Em parceria com o professor Pedro Pereira, do Laboratório de Educação Digital (LED), criaram ferramentas de apoio que unem tecnologia acessível e inovação.

Utilizando a plataforma Pictoblox, os estudantes programaram três jogos baseados em reconhecimento facial por webcam, permitindo interação sem o uso das mãos. A tecnologia captura movimentos faciais e os converte em comandos, oferecendo uma alternativa intuitiva para inclusão.

Uma adaptação com pedal conectado à placa Micro:bit também foi desenvolvida, possibilitando a uma aluna com limitações motoras do 6º ano participar ativamente das atividades e interagir com os colegas.

O projeto promoveu colaboração, prática de tecnologia assistiva e reforçou a educação inclusiva, criando um ambiente acolhedor que valoriza as necessidades individuais dos estudantes.
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