10/12/2024 às 14h24min - Atualizada em 11/12/2024 às 00h05min
Pesquisa aponta que Asics e Olympikus são as marcas mais lembradas quando o assunto é tecnologia de ponta
Estudo realizado pelo Ticket Sports, em parceria com a Arena Hub, busca entender a relação entre a tecnologia e o esporte
CARLOS ALESSANDRO SILVA
Ticket Sports São Paulo, dezembro de 2024 - O Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, em parceria com a Arena Hub, que é um centro de inovação e fomento ao empreendedorismo com foco no esporte, acaba de lançar a pesquisa inédita “Tecnologia e Esporte”. Presente na vida dos atletas amadores de todo o país, a utilização dos wearables se tornou algo cada vez mais frequente e a partir desse aumento, o recorte tem como objetivo compreender o impacto dessas tecnologias no desempenho dos esportistas, na experiência dos espectadores e na gestão de eventos esportivos. Fruto de um levantamento com esportistas de todo o país, o estudo conta com mais de quatro mil respostas, que foram coletadas ao longo dos meses de setembro e outubro deste ano. Os números apresentados são de perfil demográfico e comportamento de compra dos participantes. “Essa pesquisa mede o nível de adoção de tecnologias já consolidadas por atletas amadores com a função de entender a capilaridade, o comportamento e impactos sociais e de motivação para o esporte, que combina cada vez mais com a inovação tecnológica. Ao lado da Arena Hub, realizamos um mapeamento que contou com mais de 4 mil respostas e descobrimos novos cenários de presença de marcas no setor, com resultados inéditos de tênis, aplicativos e acessórios tech”, afirma Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports. “A parceria entre o Arena Hub e a Ticket Sports na construção desta pesquisa é um passo estratégico para compreender o nível de inovação no mercado de corrida de rua e esportes outdoor. Nosso objetivo é identificar tendências, oportunidades e desafios, fomentando o desenvolvimento de soluções inovadoras que impactem positivamente atletas, organizadores e toda a cadeia do esporte”, ressalta Fernando Patara, Cofundador e head de inovação da Arena Hub. Com os atletas amadores procurando melhorar as suas respectivas performances, a pesquisa revela que 84,4% das pessoas utilizam um relógio esportivo e a marca mais lembrada pelos praticantes de corrida é a Garmin. Já entre os aplicativos, o Strava foi o mais citado com 46% das respostas. Não é à toa que a marca possui 100 milhões de usuários em todo mundo, segundo dados recentes. Além desses aparelhos, o estudo da plataforma também mostra que os esportistas estão em busca de outros equipamentos de qualidade, como tênis de placa e amortecimento. Nesse quesito, pela primeira vez a Asics e Olympikus foram lembradas como referências no assunto, dentro de um levantamento da base do Ticket Sports. PERFIL DOS PARTICIPANTES Gênero- 64,9% dos atletas usuários da tecnologia esportiva são do sexo masculino, enquanto 35,1% são mulheres. Faixa Etária- De 41 a 50 é a idade desse público. Tempo no esporte- Segundo o recorte, 36,6% praticam algum esporte há mais de 11 anos, o que ilustra todo o conhecimento sobre essas tecnologias. Marcas de Relógios- Entre as marcas de relógios esportivos mais utilizados estão a Garmin, Samsung e Amazfit. De acordo com os entrevistados, 74,4% procuram esse produto para ter o auxílio do GPS, enquanto 63,2% buscam o monitoramento da frequência cardíaca. Tênis especializados- A busca por calçados especializados com tecnologias de ponta aumentou nos últimos anos, levando as marcas a modelos de primeira linha. Nesses casos, 89,8% fazem parte desse grupo, que tem a Asics, Olympikus e Nike como as preferidas. Aplicativos- Frequente no celular das pessoas, os aplicativos esportivos são utilizados por 89% dos praticantes de atividade física. O mais lembrando foi o Strava, seguido pelo Garmin Connect e Adidas Running. Roupas de compressão- Quando o assunto são as roupas de compressão, apenas 57,5% utilizam essas peças. Os números levantados fazem parte de uma série de informações levantadas pelo Ticket Sports com o objetivo de colaborar com os organizadores de eventos esportivos nacionais e internacionais. A pesquisa completa está disponível gratuitamente na plataforma da empresa, reforçando uma das suas principais missões de fornecer conhecimento para o mercado. Link da pesquisa- https://ticketagora.rds.land/tech-and-sports Sobre o Ticket Sports Fundado em 2015, o Ticket Sports é a maior plataforma de inscrições para eventos esportivos da América Latina e referência entre modalidades como corrida, ciclismo e triathlon. A empresa conta com mais de 900 mil atletas em sua base de dados e soma mais de 12 mil eventos já comercializados e mais de 5,5 milhões de inscrições vendidas. O ecossistema da plataforma conta ainda com o aplicativo Ticket Sports, onde os atletas podem realizar inscrições e consultar calendário e histórico de provas; o portal Ticket Sports Hub com conteúdo voltado para organizadores de eventos; o Webrun, principal site de running do Brasil e o TS Summit, evento proprietário que acontece anualmente para discutir o mercado de eventos esportivos. Para mais informações: https://www.ticketsports.com.br/ Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS ALESSANDRO REGO DA SILVA
[email protected]