IEE / Divulgação O Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), chegou a diferentes cidades, estados e regiões do País, ao longo do ano, levando conhecimento com os módulos da metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional. Em 2024, o projeto capacitou 873 profissionais, beneficiando 61.110 alunos, de 13 estados - Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins -, em 10 polos de atuação.
Neste mês de dezembro, o Projeto Formações está encerrando o ano em três cidades de dois estados: Crato e Várzea Alegre, no Ceará, e Piripiri, no Piauí. Participam 150 professores, impactando 10.500 alunos.
O município de Piripiri terá o módulo 4 – Metodologias Ativas -, em EAD, ao longo de todo o mês de dezembro. Com início nesta terça-feira (3) e término nesta quarta-feira (4), Várzea Alegre recebe o módulo 3 – Pilares da Escola Ativa, de forma presencial. No dia 10 deste mês, Crato contará com o módulo 5 – Seminário Escolas Ativas -, também presencial.
No módulo 4 serão abordadas algumas Metodologias Ativas, como sala de aula invertida, gameficação, resolução de problemas e projetos, desenvolvidas por meio de dinâmicas que motivam e movimentam os participantes.
Já o módulo 3 aborda os Três Pilares da Escola Ativa: Educação Física de Qualidade, Cultura Corporal e Contextualizando o Movimento. Os pilares são discutidos a partir de dinâmicas e vivências corporais para sensibilizar, inspirar e movimentar os educadores na elaboração do plano de ação de implantação da Escola Ativa.
O módulo 5 realiza o Seminário de Escolas Ativas. Momento em que os professores compartilham com os colegas os planos de ação elaborados e as ações já desenvolvidas para implantação de Escolas mais Ativas, possibilitando trocas de ideias e experiências que qualificarão os projetos.
“Estamos chegando ao final de mais um ano de atividades do Projeto Formações IEE proporcionando um aprendizado diferenciado, integrando a teoria e a prática, utilizando os princípios do esporte educacional, capacitando profissionais e beneficiando mais de 61 mil alunos de diferentes locais do País”, destaca Adriano Rossetto Jr., coordenador pedagógico do IEE.
A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 23 anos de atuação e já capacitou mais de 63 mil professores. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.
O Projeto Formações IEE tem como financiadores VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, AEGEA, ISA ENERGIA BRASIL e Cogna Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
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DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
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