03/12/2024 às 12h36min - Atualizada em 05/12/2024 às 08h09min

Projeto Formações IEE encerra o ano com 873 professores capacitados e mais de 61 mil alunos beneficiados

Neste mês de dezembro, fechando 2024, os módulos da metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional, estarão em três cidades de dois estados - Crato e Várzea Alegre, no Ceará, e Piripiri, no Piauí

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IEE / Divulgação
O Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), chegou a diferentes cidades, estados e regiões do País, ao longo do ano, levando conhecimento com os módulos da metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional. Em 2024, o projeto capacitou 873 profissionais, beneficiando 61.110 alunos, de 13 estados - Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins -, em 10 polos de atuação.

Neste mês de dezembro, o Projeto Formações está encerrando o ano em três cidades de dois estados: Crato e Várzea Alegre, no Ceará, e Piripiri, no Piauí. Participam 150 professores, impactando 10.500 alunos.

O município de Piripiri terá o módulo 4 – Metodologias Ativas -, em EAD, ao longo de todo o mês de dezembro. Com início nesta terça-feira (3) e término nesta quarta-feira (4), Várzea Alegre recebe o módulo 3 – Pilares da Escola Ativa, de forma presencial. No dia 10 deste mês, Crato contará com o módulo 5 – Seminário Escolas Ativas -, também presencial.

No módulo 4 serão abordadas algumas Metodologias Ativas, como sala de aula invertida, gameficação, resolução de problemas e projetos, desenvolvidas por meio de dinâmicas que motivam e movimentam os participantes.

Já o módulo 3 aborda os Três Pilares da Escola Ativa: Educação Física de Qualidade, Cultura Corporal e Contextualizando o Movimento. Os pilares são discutidos a partir de dinâmicas e vivências corporais para sensibilizar, inspirar e movimentar os educadores na elaboração do plano de ação de implantação da Escola Ativa.

O módulo 5 realiza o Seminário de Escolas Ativas. Momento em que os professores compartilham com os colegas os planos de ação elaborados e as ações já desenvolvidas para implantação de Escolas mais Ativas, possibilitando trocas de ideias e experiências que qualificarão os projetos.

“Estamos chegando ao final de mais um ano de atividades do Projeto Formações IEE proporcionando um aprendizado diferenciado, integrando a teoria e a prática, utilizando os princípios do esporte educacional, capacitando profissionais e beneficiando mais de 61 mil alunos de diferentes locais do País”, destaca Adriano Rossetto Jr., coordenador pedagógico do IEE.

A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 23 anos de atuação e já capacitou mais de 63 mil professores. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

O Projeto Formações IEE tem como financiadores VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, AEGEA, ISA ENERGIA BRASIL e Cogna Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

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DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
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