Banho Solidário Sampa promove ação nesse final de semana na Praça Marechal Deodoro

A iniciativa ocorre no próximo domingo (8), na Santa Cecília, em São Paulo (SP), com atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade e a pets

GIOVANNA BREVE
04/12/2024 09h52 - Atualizado há 4 meses
Banho Solidário Sampa promove ação nesse final de semana na Praça Marechal Deodoro
Divulgação

A Praça Marechal Deodoro, no bairro de Santa Cecília, São Paulo, será o local de mais uma ação do Banho Solidário Sampa.  A iniciativa cidadã, que tem apoio da Lorenzetti há mais de quatro anos, ocorre entre 10h e 14h. O projeto disponibiliza banhos, kits de higiene, roupas e diversos outros serviços essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade. Os pets também receberão cuidados veterinários e banhos gratuitos.

Fundada em novembro de 2019, a ONG Banho Solidário Sampa começou as atividades durante a pandemia e já registra mais de 5,4 mil banhos, 11,3 mil pessoas atendidas por meio das iniciativas, mais de 36 mil lanches distribuídos nas ações de banho, mais de 4 mil cortes de cabelo, 45 mil peças de roupas e calçados, 3,5 mil cobertores e 4,1 mil livros doados aos assistidos. Em relação aos cuidados com os pets, já são mais de 649 banhos, 858 vacinas e 3 toneladas de ração oferecidas. Em 2024, a ONG também auxiliou nas enchentes do Rio Grande do Sul indo até o estado e dando assistência com banhos e doações de roupas limpas e itens de higiene pessoal.

Para a execução do projeto social, o Banho Solidário desenvolveu e fabricou um VUC (Veículo Urbano de Carga) especialmente projetado para ser autossustentável e ecologicamente correto, utilizando energia elétrica gerada por placas solares e utilização de água limpa para os banhos. Após a atividade, o VUC retorna para a base operacional, onde a água pós-banho é descartada na rede de esgoto da Sabesp, recebendo a devida higiene com água, detergente e desinfetantes. Os boxes foram revestidos com polipropileno, que impede o acúmulo de água suja em cantos e frestas. Assim, toda a infraestrutura elétrica e hidráulica foi pensada para um banho confortável e quentinho. Um box especial foi pensado para ter acessibilidade e receber assistidos com comodidade física.

O projeto Banho Solidário é mantido a partir de campanhas de doação, seja a partir de doadores individuais ou empresariais. Como exemplo, a Lorenzetti realizou a doação de duchas, torneiras, aquecedores de água a gás, pressurizadores e painéis de iluminação em LED.

Dados preocupantes - Um levantamento feito pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG), revelou neste ano que 300.868 pessoas vivem atualmente em situação de rua em todo o Brasil. Só na capital paulista, que lidera o ranking de capitais, há 86.344 pessoas nessa condição.

O movimento necessita de apoio para arrecadar roupas íntimas novas. As contribuições individuais vão desde itens para higiene até a ação “Adote um Banho”, em que doações a partir de R$ 40 garantem o banho de, pelo menos, quatro pessoas. Para saber mais, acesse: https://linktr.ee/banhosolidariosampa.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA BREVE BOCHETTI
giovanna@pressaporter.com.br


Notícias Relacionadas »