02/12/2024 às 10h27min - Atualizada em 03/12/2024 às 08h06min

Fundação CASA de Bauru recebe evento "Hip Hop Cria" para promover educação sociocultural através da arte

Evento, realizado no CASA Nelson Mandela, celebrou a cultura Hip Hop, e promoveu educação e expressão artística entre os 44 jovens atendidos

MATHEUS VINICIUS
Divulgação/FCASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Nelson Mandela, localizada em Bauru, foi palco de uma atividade única de educação sociocultural nesta sexta-feira (29), com a realização do evento "Hip Hop Cria", organizado pelo renomado Formando Mentes Coletivas (FMC), um coletivo cultural de Bauru. Conhecido por sua atuação no cenário cultural da cidade e internacionalmente, o coletivo promoveu uma ação voluntária para aproximar os 44 jovens que cumprem medidas socioeducativas na unidade da cultura Hip Hop, celebrando seus elementos fundamentais e o impacto transformador dessa expressão artística.

O evento foi dividido em duas etapas. Na primeira, os adolescentes participaram de uma apresentação expositiva sobre os elementos do Hip Hop, que abordou o contexto histórico da cultura e seu impacto global. Já na segunda etapa, os jovens puderam participar de oficinas práticas de Rap, Breaking e Graffiti, escolhendo a linguagem artística que mais se identificaram e vivenciando as práticas desses movimentos de forma interativa e criativa.

No evento, esteve presente também a grafiteira Mari Monteiro, que compartilhou sua experiência como agente educacional e coordenadora pedagógica no CASA Nelson Mandela até 2025. Formada em Artes Plásticas, Mari conheceu o grafitti e decidiu seguir profissionalmente esta trajetória com a arte que lhe abriu as portas paraq novas experiências.

O Formando Mentes Coletivas (FMC), idealizador do evento, é um coletivo cultural independente criado em 2018 em Bauru. Desde sua fundação, o coletivo tem se destacado por criar espaços de formação, acolhimento e emancipação para a juventude negra e periférica. O FMC se consolidou como um ponto de apoio para o diálogo cultural, promovendo a diversidade, o respeito e a construção de um ambiente seguro para as diversas expressões artísticas, impactando profundamente a vida de muitos jovens e suas famílias.

“A realização desse evento foi uma oportunidade única de mostrar aos nossos jovens que a arte pode ser uma ferramenta poderosa para a transformação pessoal e social. Ver o entusiasmo deles ao se expressarem por meio do rap, dança e graffiti foi inspirador. A parceria com o Formando Mentes Coletivas fortalece o nosso compromisso em proporcionar experiências que estimulem o protagonismo juvenil e o pertencimento à comunidade”, destacou Leiliany Alves dos Santos, coordenadora pedagógica do CASA Nelson Mandela.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://itaqueraemnoticias.com.br/.