PRESTE ATENÇÃO...
...diz enfaticamente o professor diante de um assunto a ser apresentado aos seus alunos e considerado relevante.
A ATENÇÃO é um dos pilares do aprendizado humano. Ela molda uma realidade vivida no tempo presente. Sem ela, pode-se correr riscos e se perder na vida.
Proponho pensar uma sala de aulas como sendo um espaço físico inundado por ondas inaudíveis, imperceptíveis e invisíveis. A gênese delas está nos aparelhos celulares, no Wi-Fi e na voz do(a) professor(a).
Deste modo, a sala de aula constitui-se num meio repleto de estímulos. Um bombardeio vibracional constante.
A ATENÇÃO é um mecanismo que o cérebro utiliza para selecionar o que for mais importante e ignorar os demais. Estar atento é selecionar o relevante para que o cérebro aprenda. Viver uma situação do começo ao fim. Em termos de evolução humana, a ATENÇÃO é o alerta para se estar vigilante.
Quando se deseja escutar uma determinada Emissora de Rádio, entra-se em sintonia com a frequência daquela Emissora; quem almeja assistir a um programa de TV de sua preferência, é só sintonizar aquele canal.
Os dois exemplos aqui mencionados são praticados durante as aulas para que exista o efetivo aprendizado. A voz do professor gera uma onda com a sua devida frequência. Quando os alunos, por decisão racional, saem da sintonia – ressonância – com a onda do professor, além de comprometerem a aprendizagem, cujos conteúdos poderão ser solicitados nas questões de Prova, ainda podem provocar certa irritação no professor, o que comprometerá a qualidade de sua aula.
Os alunos deslocam-se do foco do professor quando se desconcentram das aulas, dirigindo a sua ATENÇÃO para as mensagens dos aparelhos celulares, conversas paralelas, ou mesmo dormindo durante as atividades pedagógicas. Enfim, ocupar-se de outras atividades que não sejam as das aulas propriamente ditas.
Em determinada ocasião, foi perguntado a um professor qual seria o melhor lugar para se estudar os conteúdos ministrados em sala de aulas. A resposta do professor foi categórica: biblioteca. Isto porque na biblioteca foi criada uma onda de frequência contínua: todos ali devem estar estudando. Tal fenômeno chama-se EGRÉGORA. Soma de energias coletivas. Torna-se difícil o cérebro ocupar-se de outra atividade que não seja a de estudar naquele local. Trata-se do fato dos Neurônios Espelho. O lema é: “eu faço o que você faz”.
A melhor sala de aula do mundo será aquela considerada como uma EGRÉGORA. Que cada aula seja algo espetacular, um grande acontecimento para vida dos professores e, também, dos seus alunos. A realidade estará onde estiver a ATENÇÃO.
Que se aproveitem as oportunidades. Se uns as perdem, outros as aproveitam.
Pense nisso!
*Ivo Carraro é Professor é Psicólogo. Coordenador do Centro de Atendimento Psicopedagógico - UNINTER
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JULIA CRISTINA ALVES ESTEVAM
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